Paróquia da Baixa da Banheira promove curso de alfabetização de adultos

A Fraternidade da Ordem Franciscana Secular (OFS) da Paróquia da Baixa da Banheira vai dinamizar um curso de alfabetização de adultos, para portugueses e estrangeiros, durante o atual ano pastoral 2018/2019.

O primeiro encontro entre a professora com os 16 adultos que se inscreveram na formação está agendado para hoje à tarde, 19 de outubro, a partir das 18h30, na sala de S. José Operário, na igreja da Baixa da Banheira.

A presidente da fraternidade da OFS, Ana Reis Barata, explica que o curso de alfabetização de adultos surgiu “da vontade de ser útil ao próximo” e para que a população possa dominar a língua portuguesa.

A formação destina-se a todas as pessoas, portugueses e estrangeiros, que não saibam ler, nem escrever e, posteriormente, se as pessoas continuarem interessadas, “as competências básicas poderão ser, aprimoradas, levando à leitura de textos mais complexos”.

3.ª, 4.ª e 6.ª feira são os dias da semana previstos para as aulas, o horário previsto é às 19h00, e nas aulas vai ser utilizado “o método global-sintético”, ou “seja, partindo do todo para as partes”, explicou a professora aposentada Ana Reis Barata, que vai contar com auxiliares.

A formação realiza-se numa sala da paróquia da Baixa da Banheira e a presidente da fraternidade da Ordem Franciscana Secular destaca que a paróquia/Igreja “vive para o desenvolvimento da pessoa humana, não só na vertente espiritual mas, em qualquer das suas vertentes, e durante toda a sua caminhada”.

Ana Reis Barata realça que o fundador do franciscano, São Francisco de Assis, “tal como Cristo, viveu a servir e para servir” e onde existirem “necessidades, o Franciscano Secular deve colocar ao serviço do «outro» os dons/capacidades/talentos que o Deus lhe deu”.

As inscrições para o curso de alfabetização de adultos terminaram esta quinta-feira, 18 de outubro, e para mais informações é necessário contactar a Paróquia de São José Operário, na União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira.

No passado domingo, dia 14, o Plano de Vida e Ação (programa) da Fraternidade Franciscana Secular na Baixa da Banheira foi “apresentado, analisado e aprovado” em assembleia e Ana Reis Barata destaca que têm “todo o prazer” em receber quem quiser conhecer a OFS para “explicar outros pormenores da vida em Fraternidade”.

A Ordem Franciscana Secular é uma ordem reconhecida como tal pela Igreja, com forma de vida, chamada Regra, e estatutos aprovados pela Santa Sé. É constituída por Fraternidades, abertas a todos os cristãos seculares, de vários níveis – local, regional, nacional e internacional.

Paróquia de São José Operário, Baixa da Banheira

19 de Outubro de 2018