Testemunhos de missão: Anunciar o Evangelho com alegria e transparência de vida

20181021-Painel-Missionario-01

No Dia Mundial de Oração pelas Missões, encontrámo-nos na Igreja da Torre da Marinha, para participarmos num «Painel Missionário». Para tal, convidamos a Irmã Maria Virgem do Mar, do Instituto do Verbo Encarnado, para falar sobre a última missão onde esteve, antes de chegar à nossa Diocese, na Papua Nova-Guiné; e o Seminarista Rúben Rodrigues, para falar da Missão em Cabo Verde – levada a cabo no verão passado, pelo Colégio Frei Luís de Sousa.

A Irmã Maria foi confrontada com um conjunto de dificuldades que desde logo a obrigaram a questionar-se com o que Deus lhe pedia: o dialecto incompreensível, os hábitos tribais – tão diferentes dos nossos -, a estranha mundivisão de um povo tão alheio ao nosso modo de entender e viver a vida. Perante tal desafio, a assistência das crianças num centro infantil permitiu-lhe perceber melhor que Deus a chamava a cuidar das necessidades mais urgentes; e aí, lembrar-se como o Senhor se torna presente através dos gestos mais simples e quotidianos, que falam da bondade e do amor de Deus, nunca esquecendo o anúncio da vida e da mensagem de Jesus.

O Rúben partilhou igualmente o quanto recebeu da alegria e simplicidade daquelas pessoas, em Cabo Verde, muitas delas mais necessitadas do que nós – pelo menos materialmente -, que convenceram pela doação que fazem de si mesmas. Alguns imprevistos de programa não impediram aos jovens de cá e de lá a partilha espontânea do seu modo próprio de viver a sua juventude, segundo o espírito do Evangelho.

Ambos os testemunhos convergiram sobre este ponto: a missão faz-se sobretudo pela entrega do nosso tempo, e do que somos, à realidade que encontramos – quase sempre diferente do que imaginamos -, mais do que a aplicação de uma estratégia, de uma fórmula, ainda que bem pensada e estruturada.

No final, ainda se pronunciaram sobre o significado da Missão entre os jovens, nos dias de hoje: seguir Jesus, em Igreja, com alegria e desprendimento, sabendo que há sempre a exigência da renúncia a nós próprios – algo que os jovens livremente aceitam -, quando o anúncio do Evangelho é feito com alegria e transparência de vida.

Além da presença das novas comunidades presentes na nossa Diocese (Aliança de Misericórdia, Comunidade Shalom, e Instituto do Verbo Encarnado), estiveram também algumas pessoas da comunidade paroquial de Arrentela e Torre da Marinha, assim como alguns jovens em preparação para o Crisma.

No final, participámos na Eucaristia dominical, presidida pelo nosso Bispo, D. José Ornelas, na qual foram instituídos no acolitado o Gilson e o Danilo, associando-nos a esta etapa importante do seu percurso em vista da Ordenação Presbiteral.

Padre Carlos Silva, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões

23 de Outubro de 2018