Aliança de Misericórdia: D. José Ornelas instituiu Acólitos

20181021-Acolitos-Alianca-Misericordia-04

No passado domingo, dia 21 de outubro, Dia Mundial das Missões, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, instituiu acólitos dois missionários da Aliança de Misericórdia que se preparam para ser ordenados sacerdotes.

Na homilia, dirigindo-se a Danilo Adorno e Gilson Garcia, os dois novos acólitos da Aliança de Misericórdia, D. José Ornelas lembrou que, no caminho para a ordenação sacerdotal, os seminaristas devem fazer um percurso nos passos importantes da vida da Igreja.

“​Para serem ministros da Igreja ao serviço do povo de Deus – disse o Bispo – a primeira coisa que recebem é a Palavra. Foi por isso que em dezembro passado foram instituídos leitores. É daí que tudo parte e nasce. Esse é o primeiro ministério na preparação para o sacerdócio”.

Ao serem instituídos acólitos, os missionários da Aliança de Misericórdia vão, agora, servir o Alter de forma especial. “A mesa do Altar é a mesa à volta da qual se reúne a comunidade. Vocês são chamados a servir, no Altar, o Pão que é Deus e que Ele próprio reparte. Ele é o Pão da alegria e da solidariedade”, afirmou D. José Ornelas.

O Bispo de Setúbal lembrou também que, no serviço do altar, os missionários são chamados a ser servos da Misericórdia: “A vossa missão é esta. São instituídos no serviço do altar, numa comunidade e num mundo que não é perfeito, precisamente para ajudarem a Igreja a ser justa, fraterna e misericordiosa”.

O Pastor da Diocese pediu, ainda, aos novos acólitos que se tornassem verdadeiros servos da liturgia. “Sejam gente que serve Deus servindo o seu povo. Temos de fazer festa quando recebemos e acolhemos o Senhor, mas quero pedir-vos que estudem bem a liturgia para terem bom senso e sentido evangélico quando criarem algo”.

AS

26 de Outubro de 2018