Partilhar a Viagem: Uma mala para partilhar histórias de vida dos migrantes

20181021-Partilhar-Viagem-06

A Cáritas Diocesana de Setúbal promoveu, no passado dia 21 de outubro, um evento intercultural na Paróquia de N.ª Senhora da Conceição, no âmbito da Iniciativa Partilhar a Viagem, proposta pelo Papa Francisco. O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, abriu a sessão e dirigiu palavras adequadas ao momento e ao significado que tem para todos os Homens do nosso tempo, esta e outras iniciativas que visam acolher, ajudar, integrar e encaminhar os que vêm ao nosso encontro.

D. José Ornelas chamou a atenção de todos sobre a missão que têm os historiadores, que olhando para a nossa história, do povo que somos e de que povos descendemos, deverão fazer pedagogia para que haja maior abertura de espírito e sejamos mais solidários com os que, por variadas razões, fogem dos seus países à procura de segurança e até de sobrevivência, porque afinal vivemos numa casa que é comum.

Seguiu-se o espetáculo com poesia, coros nacionais de infantis e de adultos, de Moldavos, fados, um duo de Cabo Verdianos e Guineenses; e o testemunho de uma jovem síria refugiada que tocou profundamente os corações de todo(a)s.

De seguida Eugénia Costa Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações e Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, foram ao palco para entregar a Domingos de Sousa, presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, a mala que viajará pela Diocese de Setúbal recolhendo testemunhos de migrantes, e que depois partirá para outras dioceses.

A  cantora brasileira Lena Machado, que também é dirigente da Cáritas do Brasil, esteve em digressão pela Europa, passou por Roma onde actuou no espetáculo realizado na véspera de canonização dos sete Santos, entre os quais São Óscar Romero, patrono da Cáritas, e brindou os presentes com uma excelente actuação e canções maravilhosas.

No final Domingos de Sousa explicou as razões da iniciativa da Cáritas Diocesana, agradeceu o apoio de todo(a)s quantos participaram na organização, à paróquia na Pessoa do Senhor Padre Constantino Alves, à Obra Catóilica das Migrações e à Cáritas Portuguesa, que nas pessoas dos seus responsáveis máximos que deram o seu contributo e colaborarm com a Cáritas Diocesana para que o Evento tivesse tanto brilho.

Agradeceu ainda a todo(a)s o(a)s presentes que aderiram enchendo a sala e deu a Palavra ao senhor Vereador Pedro Pina, que em nome da Senhora presidente da Câmara Municipal de Setúbal agradeceu o convite e enalteceu a importância da iniciativa e o trabalho da Cáritas Diocesana.

Eng. Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal

26 de Outubro de 2018