Escuteiros de Setúbal têm nova equipa regional: “Em espírito de serviço, à imagem de Cristo”

20181026-CNE-Tomada-Posse-07

Na passada sexta-feira, dia 26 de outubro, a Sé de Setúbal encheu-se de Escuteiros para a tomada de posse do novo Executivo da Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Setúbal, liderado por Ana Margarida Chagas, e do Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional. A Eucaristia foi presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, com a concelebração do Assistente Regional, Padre Francisco Mendes.

Também nesse dia se lembrou o primeiro Bispo da diocese sadina, falecido no ano passado, que há 43 anos recebia ali a sua ordenação episcopal.

Na homilia, o Bispo diocesano destacou que a liderança é necessária para que uma organização funcione, mas que deve ser feita com espírito de serviço: “Ao liderarem os Escuteiros em Setúbal, que o façam em espírito de serviço, à imagem de Cristo. Vocês são chamados a encontrar caminhos comuns de fraternidade para ajudarem a construir um mundo melhor”.

“As capacidades de cada um – disse ainda D. José Ornelas – são para pôr a render e, ao assumirem esta missão, na atitude de quem serve, estão a colaborar para que o ‘acampamento’ funcione. A vossa missão é serem cuidadores dos outros, e seguindo o vosso lema, ‘Sempre Alerta para Servir’, é importante que o façam na convergência do mesmo Espírito que nos une, que o façam em Igreja, na beleza da diversidade que somos”.

“Não gostamos de meias doses e não daremos menos que tudo”

A Chefe Regional, Ana Margarida Chagas, que inicia assim o seu segundo mandato encabeçando a Junta Regional do CNE em Setúbal, afirmou que assume este desafio renovado com “vontade de construir esta Igreja de Cristo”.

“Queremos, como Ele, ser chamados a ser pescadores de homens – disse Ana Margarida – É pelas pessoas, por cada um dos nossos Escuteiros, que vamos! Para isso, é preciso trabalhar os nossos jovens. É por eles, evidentemente, mas também os nossos adultos. É preciso, antes de mais, apaixoná-los pelo Escutismo, fazê-los sonhar com o mar distante e sem fim. É preciso, antes de mais, fazê-los acreditar e querer um mundo melhor. É preciso estarmos lá presentes e crentes no projeto de felicidade que Deus tem para nós”.

O Executivo Regional do CNE de Setúbal empossado na passada sexta-feira mantém alguns rostos do mandato anterior, mas recebe novas caras. À região, Ana Margarida Chagas referiu que esta equipa mantém a estabilidade, mas que também traz a novidade que é necessária.

“Não estamos agarrados cargos, não temos aspirações pessoais, não nos queremos eternizar nas funções – referiu – isto não é carreira, precisamos de novas caras, novas experiências, novos desafios, é com essa expectativa que vamos. Gritamos em todo o lado que não somos gente morna. Volto a dizer o que sempre tenho dito, não gostamos de meias doses e não daremos menos que tudo.”

Na cerimónia de tomada de posse estiveram, também, entre outros, o Chefe Nacional, Ivo Faria, o vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, responsável pelo Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da autarquia sadina, e o secretário de Estado da Educação, João Costa, anterior Chefe Regional do Corpo Nacional de Escutas em Setúbal.

AS

29 de Outubro de 2018