comprehensive-camels

Despertar da Fé: Descobrir o Espírito “cá dentro”

20181114-Despertar-Fe

No dia 14 de novembro de 2018 realizou-se, no Seminário de São Paulo de Almada, o primeiro encontro do “Despertar da Fé” referente ao ano 2018/2019. O encontro foi orientado pelo Pe. Rui Gouveia e teve como tema: «Descobrir o Espírito “cá dentro”».

O mesmo, começou com uma apresentação em PowerPoint sobre o tema que vai ser explorado ao longo do ano, nos três encontros agendados: Os Sacramentos, mais concretamente o Sacramento do Crisma ou Confirmação, bem como os seus efeitos que proporcionam crescimento e aprofundamento da graça batismal, a quem se dispõe a recebê-lo.

A apresentação continuou com o Pe. Rui a explicar o que este Sacramento nos dá: “uma força especial do Espírito Santo”  e explicando o que é o Espírito Santo: “uma força divina que muda o nosso interior, o nosso coração”«O silencioso hóspede da nossa alma» (Stº Agostinho).

Depois foram-nos explicados os dons do Espírito Santo, que são sete. E, na continuação da sua exposição, o Pe. Rui distribuiu uma folha por cada participante que continha um texto sobre um dos dons do Espírito, proporcionando assim, a formação de sete grupos. Formados os sete grupos, foi-nos pedido a elaboração de um trabalho, com o objetivo de desenvolver uma atividade adaptada às crianças e baseada nos conteúdos que queremos transmitir acerca desta temática.  Podendo ser uma atividade de tapete (diálogo, história, música, imagem, dança, etc.), que expresse a ideia do dom do Espírito Santo.

De seguida, houve um tempo de pausa para disfrutar de um agradável lanche, após o qual voltámos aos trabalhos dando início a um plenário, no qual cada grupo apresentou as suas ideias e conclusões através do seu porta voz.

Ao final da tarde deu-se por concluído o encontro que se revelou bastante proveitoso não só a nível de aprendizagem dos conteúdos dados, mas também da convivência que proporcionou às participantes através da realização dos trabalhos de grupo e é claro, também pela já habitual simpatia do formador.

Ana Paula Gonçalves

Partilhe nas redes sociais!
23 de Novembro de 2018