Convívios Fraternos: D. José Ornelas nomeou novo secretariado diocesano

20181125-Convivios-Fraternos-02

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, nomeou, hoje, 25 de novembro 2018, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, os membros para a constituição do novo secretariado Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Setúbal, para um mandato de três anos.

A nova equipa tomou posse hoje, na Eucaristia de envio do encontro dos Crismados, que decorreu no Santuário de Cristo Rei, onde fez o seu compromisso e recebeu a bênção do Bispo diocesano.

No decreto de nomeação hoje publicado, D. José Ornelas exprime ao secretariado cessante, “a profunda gratidão pelo serviço prestado ao Movimento e à Diocese”.

Ao novo secretariado agora nomeado, o Bispo de Setúbal “implora a bênção do Senhor sobre aqueles que agora assumem esta tarefa, para que, iluminados pelo Espírito Santo e inspirados pelo Evangelho, se convertam em discípulos do Senhor Jesus e missionários dedicados, particularmente entre os jovens”.

Da esquerda para a direita: Emanuel Mendes, Alexandre Sousa, Patrícia Moreno, João Marques, D. José Ornelas, Ana Inês Agostinho, Catarina Poeiras, Célia Pena e João Antunes.

Os novos membros do secretariado Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Setúbal são:

• Presidente: Ana Inês Correia Agostinho;
  • Secretário: Catarina Isabel Inácio Poeiras;
  • Tesoureiro: João Miguel Santos Antunes;
  • Vogal: Alexandre Miguel Pedro de Sousa;
  • Vogal: Célia de Jesus Pisco Pena;
  • Vogal: Emanuel Jesus Guerreiro Mendes;
  • Vogal: João Filipe Rocha Marques;
  • Vogal: Patrícia Filipa Simões da Cunha Moreno.

A acompanhar o atual secretariado permanece o assistente espiritual, Padre Rui Simão, e o assistente espiritual adjunto, Padre José Maria Furtado.

AS

Decreto de Nomeação

José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal,

– atendendo à necessidade de se constituir o Secretariado do Movimento dos Convívios Fraternos na Diocese de Setúbal;

– tendo ouvido os seus representantes e aceite as sugestões de alterar, para esta ocasião, o modo de formação do Secretariado, até que se determine novo modo estável de o fazer;

– tendo em conta a proposta saída da assembleia eleitoral do Movimento, de 5 de novembro de 2018, que apresentou como Presidente a conviva Ana Inês Correia Agostinho, bem como a proposta desta para formar a nova equipa do Secretariado;

nomeia as seguintes pessoas para o Secretariado do Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Setúbal:

• Presidente: Ana Inês Correia Agostinho;
  • Secretário: Catarina Isabel Inácio Poeiras;
  • Tesoureiro: João Miguel Santos Antunes;
  • Vogais:
    • Alexandre Miguel Pedro de Sousa;
    • Célia de Jesus Pisco Pena
    • Emanuel Jesus Guerreiro Mendes;
    • João Filipe Rocha Marques;
    • Patrícia Filipa Simões da Cunha Moreno.

Os elementos do secretariado são nomeados para um mandato de três anos, com início a 25 de novembro de 2018.

O Bispo exprime aos membros do Secretariado cessante, a profunda gratidão pelo serviço prestado ao Movimento e à Diocese e implora a bênção do Senhor sobre aqueles que agora assumem esta tarefa, para que, iluminados pelo Espírito Santo e inspirados pelo Evangelho, se convertam em discípulos do Senhor Jesus e missionários dedicados, particularmente entre os jovens.

Setúbal, Cúria Diocesana, 25 de novembro de 2018, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

O Bispo, D. José Ornelas Carvalho
O Chanceler, Padre Horácio Noronha

Oração de Compromisso da Equipa Coordenadora dos Convívios Fraternos

Deus nosso Pai,
Que com Teu grande amor criaste o mundo
E nos confias o dom da vida.
Te damos Graças por sermos seres em construção
Que se interrogam sobre o sentido da vida
E “vivem” as respostas seguindo os Teus desígnios.

Jesus,
Tu que viveste todas as etapas da vida humana,
da infância à juventude, até à plenitude da vida adulta.
Em Ti nos inspiramos a dar a vida pelos nossos irmãos.
O mundo grita com promessas falsas de felicidade,
mas os nossos corações desejam a plenitude
que só Tu podes dar;
Pois Tu és o Caminho, a Verdade e a Vida.

Santo Espírito,
Dá-nos a Tua Luz e ilumina os nossos passos,
Ajuda-nos a perseverar, na humildade confiante de Te servir.
Nós Te pedimos, Senhor,
que nada ofusque este desejo entusiasmante
de Te conhecermos cada vez mais e de Te levarmos aos outros,
como a nossa Maior e Melhor Herança.
Através dos Convívios Fraternos,
testemunharemos a alegria de viver em Ti e só por Ti.

Ámen.

25 de Novembro de 2018