comprehensive-camels

Azeitão – Juventude: Visita Pastoral do Bispo de Setúbal

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, está em visitas pastorais às paróquias da Diocese de Setúbal, com especial enfoque na juventude. Um caminho a ser percorrido em dois anos, entre 2018 e 2020, num biénio dedicado aos jovens sob o lema “Partilha-te [em novos caminhos]“.

De 19 a 24 de novembro, D. José Ornelas esteve nas Paróquias de Azeitão (São Lourenço e São Simão) e foi acompanhado, nos diferentes momentos da visita, pelo pároco, Padre Luís Ferreira, e pelo Vigário Paroquial, Padre Ivan Petliak. 

Ao encontro da música e do desporto

A visita pastoral no âmbito da Juventude começou em Azeitão pela visita à Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, particularmente à banda e coral. 

O Bispo de Setúbal agradeceu a hospitalidade de todos e lembrou que a música em conjunto desenvolve a experiência de grupo. Salientou que para se pertencer a uma banda ou a um coro exige o respeito por todos os outros membros. Lembrou que a Sagrada Escritura é um texto basilar para muitas letras compostas ao longo dos séculos. No final encorajou a continuarem a fazer caminho ao juntarem os jovens no âmbito da formação musical e na humanidade.

Depois encontrou-se com um grupo de jovens que se encontravam na aula de ballet. Assistiu a uma parte do ensaio e no final sublinhou a importância do desporto e da arte.

Na escola, sonhar a construção de um mundo mais fraterno

Após ter sido recebido à porta da Escola Básica de Azeitão, pela professora de EMRC na escola e pelo diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas, Professor José Joaquim, o D. José Ornelas, acompanhado pelo Pároco e pelo Vigário Paroquial dirigiu-se à biblioteca para se encontrar com um grupo de alunos do 9.º ano matriculados na disciplina de EMRC.

Após a apresentação, o Bispo de Setúbal de imediato começou a falar da sua história de vida e da sua vocação. Falou da importância do estudo e do conhecimento interdisciplinar para que estes jovens possam ser bons adultos no futuro.  “Sejam pessoas de sonhos”, desafiou, pois também na sua juventude viveu a experiência do sonho na construção de um mundo mais fraterno e humano.

Durante o encontro juntou-se a diretora do agrupamento de escolas de Azeitão que agradeceu a presença e acompanhou a visita até ao final.  

A visita a uma coletividade fundada pelo Padre Agostinho Gomes

D. José Ornelas foi recebido pela atual direção do Juventude Azeitonense que, de imediato, o encaminhou para o interior das instalações. Esta associação cultural e desportiva tem uma particularidade: foi fundada pelo Padre Agostinho Gomes, Prior de Azeitão nos anos 50, num desejo de fazer uma pastoral com os rapazes através do hóquei. A placa na entrada do pavilhão recorda este acontecimento.

Depois, o Bispo de Setúbal encontrou-se com os jogadores e congratulou-se com eles pelo facto de fazerem desporto, e em conjunto. “O Papa Francisco escreveu uma carta a lembrar a importância do desporto na vida das pessoas, especialmente os jovens” disse.

Lembrou, também, o sentido do corporativismo que o desporto em conjunto desenvolve no respeito ao outro. No final, agradeceu à direção e aos treinadores por terem esta presença e dedicação na vida destes jovens e estimulou-os a continuarem a fazer caminho.

Vigília de Oração antecede encontro do Bispo com os pais dos jovens 

Na sexta-feira à noite, a Igreja de São Lourenço ficou cheia para a vigília de oração, na presença do Bispo, com pais e jovens. Neste momento de reflexão do Evangelho, D. José Ornelas desafiou a juventude a escutar a voz de Deus no silêncio e na partilha, partindo daí para ser parte ativa da comunidade, partilhando o pão da alegria com aqueles que mais precisam.

Depois, seguiu-se um diálogo entre os pais e o Bispo, subordinado ao tema “Desafios e preocupações dos pais na educação dos filhos”, onde foram abordadas algumas das seguintes questões: O que é que o pais pensam e esperam da Igreja? Como ser um pai cristão no mundo de hoje? Como formar os jovens do amanhã?

Ao mesmo tempo que decorria o encontro de D. José Ornelas com os pais, os jovens escutavam o testemunho de vida religiosa consagrada, dado pelas Escravas do Sagrado Coração de Jesus, que residem na Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela. Um momento organizado pelo Departamento da Juventude.

“O que faço nesta comunidade? Com que me comprometo?: as perguntas-chave dos encontros com os jovens 

A manhã de sábado começou com o encontro do Bispo, acompanhado pelo Departamento da Juventude, com o grupo de jovens, 9.º, 10.º volume da catequese.

Os jovens foram convocados a fazer um caminho de descoberta de Jesus, individual, em grupo, na comunidade, na vigararia, na diocese, no mundo, sabendo que a felicidade que vem d’Ele tem que ser partilhada. “O que faço nesta comunidade? Com que me comprometo? – questionou o Bispo aos jovens – Quando Cristo passa, a minha vida não fica igual. Eu não fico igual. E o mundo também não pode ficar. Este deve ser o vosso compromisso”. 

Ao final da manhã, D. José Ornelas teve um encontro com os acólitos da Paróquia, aqueles que têm o serviço do altar. Um momento de diálogo centrado no discernimento vocacional.

Da parte da tarde, o Bispo de Setúbal esteve na sede do Agrupamento de Escuteiros 651 Azeitão, onde reuniu com os Pioneiros e Caminheiros. Aí, D. José Ornelas destacou a importância do serviço e do trabalho em equipa. Pediu, ainda, sugestões para a vida da Diocese, nomeadamente no que se refere à atividade pastoral relacionada com a Juventude. Por fim, deixou o desafio para que pudessem ler e estudar o documento final do Sínodo dos Bispos sobre esta temática. 

A terminar a visita, e antes da missa de envio, realizou-se o Conselho Paroquial de Juventude onde o Bispo pediu aos jovens que tivessem coragem de ser discípulos: “Esta é a atitude para ser e estar na Igreja. Serem discípulos e discípulas… Serem missionários”.

Missa de envio e compromisso

A celebração da Eucaristia é, habitualmente, o momento final das visitas pastorais. Em Azeitão, na Igreja de São Simão, D. José Ornelas falou aos jovens mas também à comunidade: “Temos que ter um coração aberto para ler os sinais dos tempos – disse – e os jovens são o futuro da Igreja. Temos que saber escutá-los, dar-lhes voz e espaço para que assumam o seu lugar na comunidade, sem medos”.

No final, abençoou as cruzes, que são sinal visível da passagem do Bispo pela Paróquia, e entregou uma a cada jovem, lembrando-os do compromisso a que foram chamados ao longo dos dias anteriores. 

Texto: Padre Luís Ferreira, pároco de Azeitão/AS
Fotos: Brejarte/Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
30 de Novembro de 2018