Encontro sobre “São Francisco Xavier: História, Arte e Literatura”

Palacio-Fryxell-01

A Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) em cooperação com a Diocese de Setúbal e o Instituto Politécnico de Setúbal promoveu no dia 3 de Dezembro de 2018, dia em que se celebrou o patrono da cidade de Setúbal, o encontro São Francisco Xavier: História, Arte e Literatura.

O evento, que decorrereu entre as 14h e as 18h no Palácio Fryxell (antigo colégio inaciano consagrado a São Francisco Xavier), Ladeira de São Sebastião, incidiu sobre temas como a vida, a obra e a iconografia desse Venerável. O encontro refletiu ainda sobre o destaque que Francisco Xavier teve no contexto das festas da sua beatificação, bem como sobre as sucessivas invocações que suscitou no âmbito da consagração de colégios da Companhia de Jesus em Portugal e no Brasil.

Participaram José Eduardo Franco e Porfírio Pinto, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria João Pereira Coutinho e Sílvia Ferreira, do Intituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Inês Gato de Pinho, do Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability do Instituto Superior Técnico, e Paulo de Assunção, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Aos anteriores investigadores acresceu a participação do Padre Casimiro Henriques, Director da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, com a conferência subordinada ao tema Iconografia de São Francisco Xavier: ver as imagens, compreender os atributos.

AS/LASA

02 de Dezembro de 2018