Crismados aderiram ao convite do Bispo de Setúbal

20181025-Crismados-01

No passado domingo, na solenidade Cristo Rei, realizou-se o encontro de Crismados da Diocese de Setúbal. Apesar de uma tarde chuvosa, foram muito os que aderiram ao convite do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

No caso dos adultos crismados, o objetivo foi demonstrar, através de um painel de testemunhos de várias pessoas da diocese, a diversidade de serviços, de missões, de trabalhos e disponibilidades para as quais a nossa Igreja nos apela e nos oferece, para respondermos ao imenso amor que Deus tem por cada um. Centrámo-nos em três pontos essenciais: a família, a missão e o apoio sócio caritativo.

A provocação era, precisamente, interpelar no sentido de, após o Crisma, o caminho não se encerrar. O dom do Espírito Santo interpela-nos a sairmos de nós próprios e a ir ao encontro dos outros, levar aquilo que o próprio Deus faz em cada um.

Se são muitas e variadas as respostas da Igreja para o serviço, então que posso eu fazer pela minha Igreja, pela minha comunidade? Como posso eu comprometer-me com Deus, comigo próprio e com os outros?

O Departamento da Juventude de Setúbal dinamizou, neste encontro diocesano dos Crismados, o momento dedicado aos jovens até aos 25 anos. Estiveram presentes no encontro convidados de alguns movimentos que partilharam as suas experiências.

Corpo Nacional de Escutas, Missão País, Juventude Rivier, Equipas Jovens de Nossas Senhora, Leigos para o Desenvolvimento e Convívios Fraternos foram os exemplos sugeridos aos jovens presentes para uma caminhada pós-crisma.

Ao jeito de pergunta-resposta, os jovens que fizeram o Crisma no ano passado, todos eles inseridos paroquialmente, mostraram o agrado pelo conhecimento de outras realidades juvenis.

D. José Ornelas também marcou presença onde para além de palavras de incentivo partilhou com todos, mediante uma interpelação de um dos participantes, a sua caminhada de crisma e as estratégias para continuar no caminho.

No final, o Bispo de Setúbal presidiu à Eucaristia. Que Cristo Rei possa imperar, reinar e provocar a nossa vida.

Cristina Silva e Bruno Máximo Leite

Bispo de Setúbal convidou Crismados para um encontro no Santuário de Cristo Rei