Formação: “Jovens pedem uma Igreja autêntica, próxima e acolhedora”

20181201-Juventude-Formacao-02

“Uma Igreja que escuta realmente os jovens é uma Igreja aberta ao Espírito Santo”: este foi o tema de uma formação dirigida aos animadores de jovens da Diocese de Setúbal que decorreu no dia 1 de dezembro, no Seminário de Almada, no âmbito do biénio dedicado à juventude. O orador convidado foi o Padre Eduardo Duque, diretor do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior.

O orador, que também foi responsável pela análise dos resultados dos jovens portugueses que chegou à reunião do Sínodo da Juventude, destacou o trabalho realizado na Diocese de Setúbal: “Levei a sério o vosso trabalho, sendo dos melhores trabalhos que analisei”, confessou o orador falando do questionário aos jovens realizado pelo Departamento de Juventude de Setúbal no ano pastoral passado.

Um trabalho que foi levado a sério obtendo resposta dos que têm participação eclesial, dos que estão afastados e dos que não querem saber “disto para nada”. Os participantes do questionário pediram uma Igreja: autêntica, próxima e acolhedora, referindo ainda que querem ver os padres humildes, empáticos e testemunhas.

O sacerdote partilhou com presentes a sua leitura do documento final do Sínodo da Juventude que vai ao encontro das respostas a que os jovens de Setúbal responderam no questionário.

Clero e animadores de jovens em formação sobre a Juventude

Bruno Máximo Leite (Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal)

07 de Dezembro de 2018