comprehensive-camels

Palmela – Juventude: Visita Pastoral do Bispo de Setúbal

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, está em visitas pastorais às paróquias da Diocese de Setúbal, com especial enfoque na juventude. Um caminho a ser percorrido em dois anos, entre 2018 e 2020, num biénio dedicado aos jovens sob o lema “Partilha-te [em novos caminhos]“.

De 26 de novembro a 02 de dezembro, D. José Ornelas esteve na Paróquia de Palmela e foi acompanhado, nos diferentes momentos da visita, pelo pároco, Padre José Joaquim. 

Entre a música e o desporto, ao encontro dos  jovens

D. José Ornelas iniciou a visita pastoral à Paróquia de Palmela na Sociedade Filarmónica Humanitária. Fundada por um grupo de músicos, teve sempre como atividade principal a música, proporcionando e privilegiando o ensino da mesma. É ali que funciona o Conservatório Regional de Palmela.

Na ocasião, o Bispo de Setúbal, acompanhado pelo pároco, teve oportunidade de visitar algumas aulas onde os alunos, desde tenra idade, aprendem a tocar e integram a banda da Sociedade. D. José Ornelas destacou, a todos, a importância da música e a sua ligação com as celebrações religiosas, bem como o legado histórico, artístico e patrimonial que representa.

D. José Ornelas visitou, também, a Sociedade Filarmónica Palmelense «Loureiros» onde teve a oportunidade de acompanhar algumas aulas de ginástica e de música. No final, com a presença dos pais, o Bispo de Setúbal respondeu a algumas questões levantadas pelos mais pequenos e deu o seu testemunho de vida missionária. 

Na visita ao Palmelense Futebol Clube, o Bispo de Setúbal assistiu a uma parte dos treinos das equipas mais jovens e procedeu à bênção das instalações, Dirigiu, naquele momento, aos rapazes, palavras de incentivo à atividade desportiva e ao espírito de equipa que se cultiva num jogo de futebol.

“É fundamental que saibamos festejar as vitórias, mas também aceitar as derrotas e respeitar os adversários. Num jogo tem que existir competição, nem faria sentido se assim não fosse, mas nunca o desrespeito pelo adversário”, disse o Bispo. 

Um apelo a partir “sem medos” e o cuidado com a ecologia

Na visita à Escola Hermenegildo Capelo, D. José Ornelas pediu aos jovens que fossem como o patrono da sua escola, Hermenegildo Capelo, e não tivessem medo de se lançar à descoberta de novos caminhos. “Vocês têm que ir, sem medos, cuidar do mundo e das pessoas. Têm que lutar e colaborar para um mundo melhor”, disse.

O Bispo ofereceu ainda, simbolicamente, à escola, a encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, e ficou a conhecer a Unidade de Apoio Especializado para a educação de alunos com multideficiência que ali existe. Respondeu, ainda, a algumas perguntas dos alunos.  

O Agrupamento 40, da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), está sediado em Palmela. Os Escoteiros de Portugal têm como missão educar os jovens para desempenharem um papel ativo na sociedade. Essa ação educativa é realizada através de um método único de educação não formal, assente num sistema de valores, que visa ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se sintam realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade, assente numa cidadania participativa, responsável e tolerante e no respeito pelo ambiente. 

Nesta visita, sabendo que a AEP não professa uma só religião, ao contrário do Corpo Nacional de Escutas, o Bispo de Setúbal afirmou: “Independentemente da nossa fé, temos um mundo para cuidar e uma sociedade para cuidar, e isso é dever de todos. Temos que cuidar da ecologia que nos envolve, da natureza, do mundo, das pessoas”. 

Na Paróquia, a questão: “Para que lado devemos lançar as redes?”

Parte integrante do programa, e que contou com a presidência do Vigário Pastoral, Padre Luís Ferreira, foi a Oração de Taizé animada pelos Jovens sem Fronteiras da Paróquia. 

Os Jovens Sem Fronteiras (JSF) são um Movimento Missionário de Jovens Católicos que têm no Evangelho a sua razão de existir, procurando ser autênticos seguidores da vida de Jesus Cristo anunciando a Palavra de Deus em qualquer lugar. Caracterizam-se, ainda, pela juventude e pela luta constante de um mundo mais solidário e fraterno, cujo o lema “estar perto dos que estão longe, sem estar longe dos que estão perto” exemplifica a disponibilidade e coragem para destruir os muros que ainda existem entre os Homens.

No momento dos workshops promovidos pelo Departamento da Juventude, um casal e um diácono permanente deram o seu testemunho, falando sobre a Família, procurando explicar como viveram o namoro, catolicamente, e como isso se prolonga no casamento. Falaram, ainda, sobre o problema do mal e a existência de Deus, nomeadamente, porque existe o sofrimento. 

Antes, D. José Ornelas tinha desafiado os animadores, perante as dificuldades que muitas vezes existem para trabalhar com a juventude: “Qual o caminho para chegar aos jovens? – perguntou o Bispo – Temos que perceber que há uma nova forma de caminhar em Igreja e perceber para onde é que se deve lançar a rede. Depois, semeamos com coragem porque o resto fica nas mãos de Deus”.

D. José Ornelas foi ao encontro, também, dos grupos mais velhos da catequese paroquial e dialogou com eles sobre o caminho que fazem neste percurso de descoberta de Deus e a dificuldade que, muitas vezes, é testemunhar esse caminho em Deus fora da Igreja, junto dos colegas de escola. 

Juventude tem que ser a vida de uma comunidade

Na missa de compromisso e envio que encerrava a visita pastoral, o Bispo de Setúbal crismou alguns jovens da Paróquia e disse-lhes: “a partir de agora, esta comunidade conta convosco para, de forma mais concreta, se comprometerem”. 

À comunidade disse também: “A comunidade tem que ser, cada vez mais, acolhedora à maneira de Jesus, particularmente para com os jovens que presentam o futuro. Estes jovens que aqui estão são sinal de vitalidade desta Paróquia. Acolhei-os”. 

No Conselho Paroquial de Jovens, que se realizou após a missa, os jovens foram convidados a refletir sobre os seus desafios para com a comunidade e além dela, e a assumirem esse compromisso. Neste momento estiveram presentes, também, alguns representantes do movimento dos Convívios Fraternos na Diocese de Setúbal que atuam na evangelização dos jovens. 

AS

Partilhe nas redes sociais!
07 de Dezembro de 2018