Dia da Diocese: “A Igreja diocesana não pode descansar com tantos jovens que estão afastados”

20181208-Missa-Se-Setubal-01

No passado sábado, dia 08 de dezembro, decorreu, na Sé de Setúbal, a habitual Missa estacional em honra da padroeira da Diocese: Santa Maria da Graça. Um momento para dar graças pela vida da Diocese e pelos Sacerdotes e Diáconos que em anos anteriores foram ordenados neste mesmo dia.

Na homilia da Eucaristia, sublinhando as visitas pastorais que estão a decorrer, num biénio dedicado à juventude, D. José Ornelas disse que a Igreja diocesana não pode descansar com tantos jovens que estão afastados.

“Nestas visitas pastorais que estão a decorrer, particularmente dedicadas à juventude – afirmou – damo-nos conta que, graças a Deus, temos muitos jovens na nossa Igreja, mas são uma gota em relação aos jovens que estão fora. Esta Mãe-Igreja que somos nós, não pode descansar com isto porque ela sente a fala destes ao redor da sua mesa que ela prepara para todos. Que Maria, como mãe corajosa, nos ajude a revelar Cristo à nossa juventude”.

O Bispo de Setúbal pediu, ainda, à Igreja diocesana que seja uma Igreja à semelhança de Maria: “a nossa Igreja tem que ser movida pela Palavra de Deus, uma Igreja que escuta, que medita no seu coração, como Maria, e que por isso mesmo tem uma atitude nova perante Deus. Esta é a Igreja que somos e queremos ser. Uma Igreja que acolhe Deus dentro de si, uma Igreja que reza, que escuta, mas que anuncia e que parte, para ir ao encontro deste mundo”.

Finalmente, o Pastor da diocese afirmou a necessidade de encontrar novas linguagens para chegar ao mundo: “Temos que preparar o banquete da Palavra, o banquete da Fé, e preparar uma linguagem nova. Hoje precisamos da mesma fidelidade à Palavra, e da mesma atitude de escuta do Espírito para criarmos novas linguagens e de encontrar um modo novo de chegar a este mundo onde Maria nos guia, onde o Espírito Santo nos envia. Assim, poderemos dar de novo, ao mundo, o Salvador que se aproxima neste Natal”.

AS

12 de Dezembro de 2018