Pré-Seminário: “A oração como ‘ferramenta’ de caminho espiritual”

20181224-Encontro-Natal-Pre-Seminario

De 19 a 22 de dezembro decorreu o encontro de Natal do Pré-Seminário Diocesano. O jovem Tiago Moura, da Paróquia de Corroios, deixa-nos o seu testemunho e fala-nos da importância da oração, tema principal do encontro.

Olá a todos!

Venho falar-vos do encontro de Natal que decorreu de 19 a 22 de Dezembro na Quinta do Bom-Pastor no Seixal. A temática deste encontro foi a “oração” uma ferramenta importante para a nossa caminhada, para a nossa vida cristã.

Neste encontro, o grupo foi separado: de um lado os mais velhos orientados pelo seminarista Telmo e os mais novos com o seminarista Rubén. Ambos falaram da oração, cada um aprofundou o tema conforme a faixa etária. No nosso grupo o seminarista Telmo abordou o tema explicando que cada um de nós tem a sua “maneira” de rezar, todos para o mesmo fim.

Quando rezamos temos de fazer um exame de consciência e avaliar as nossas falhas afim de melhorarmos, agradecermos a Deus Nosso Senhor pelo nosso dia, pelos nossos dons e também pedir sempre alguma coisa, como “ajudar os que mais precisam”. Não podemos pensar que nunca precisamos de nada, pois precisamos sempre, nem que seja pedir “ajuda-me a ajudar mais do que ajudo”.

Este tema marcou-me, ajudou-me e vai me ajudar, também me ajudou a refletir muito, sobretudo sobre o meu caminho com Deus, Nosso Senhor.

Neste encontro houve vários momentos, desde de momentos de oração, momentos de reflexão onde nos encontramos com Deus Nosso Senhor bem como momentos de diversão.

Creio que foi um bom encontro, muito produtivo onde pudemos conviver e também estarmos em Deus e com Deus.

Tiago Moura (Corroios)

24 de Dezembro de 2018