comprehensive-camels

Quinta do Anjo – Juventude: Visita Pastoral do Bispo de Setúbal

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, está em visitas pastorais às paróquias da Diocese de Setúbal, com especial enfoque na juventude. Um caminho a ser percorrido em dois anos, entre 2018 e 2020, num biénio dedicado aos jovens sob o lema “Partilha-te [em novos caminhos]“.

De 10 a 16 de dezembro, D. José Ornelas esteve na Paróquia da Quinta do Anjo e foi acompanhado, nos diferentes momentos da visita, pelo pároco, Padre Leonel Neves. 

Ousar e criar: as iniciativas culturais na relação com a comunidade local

A semana começou com a visita a um grupo de jovens artistas da Quinta do Anjo: a Comunidade Arte Festa Indígena – CAFI. Uma comunidade jovem que pretende promover o envolvimento na comunidade através de projetos artísticos e recreativos, procurando, sobretudo, recuperar tradições da comunidade local para perpetuar memórias junto dos mais novos. 

O Bispo de Setúbal, acompanhado pelo Pároco, Padre Leonel Neves, e pelo Vigário Pastoral, Padre Luís Ferreira, destacou a importância da relação da Igreja com estes grupos. “Não queremos uma Igreja fechada naquilo que são os seus muros – disse D. José Ornelas – mas inseria na vida do mundo e da sociedade, procurando trabalhar em conjunto para sonharmos um caminho diferente para a humanidade”. 

D. José Ornelas sublinhou, também, o importante trabalho feito por esta associação para reavivar as memórias: “Hoje não são muitas as pessoas que ousam criar e, por isso, o trabalho que fazem de pensar e reavivar estas coisas junto da comunidade é fundamental. Sejam capazes destas iniciativas culturais, em relação com outras instituições, para termos mais e oferecer uns aos outros”. 

Através do desporto, trabalhar juntos

Durante a semana, o Bispo deslocou-se, também ao Clube Portais da Arrábida, onde os associados, habitualmente moradores daquela zona da Quinta do Anjo têm, à disposição, aulas de ténis e outras práticas desportivas. Um Clube pensado para estimular as relações de bairro, entre as pessoas, com abertura à restante comunidade. 

No Quintajense Futebol Clube, o Bispo de Setúbal esteve com os jovens jogadores, quer do futebol masculino, quer do futebol feminino e destacou a importância de ser um “bom marcador”, não só na baliza, mas também na vida.

“Sejam capazes de driblar pela vida fora – disse D. José Ornelas – e sejam capazes de, através do desporto, trabalhar juntos. O desporto ensina-nos isso e ajuda-nos à relação. Do outro lado não está um inimigo, está um adversário”.

Na Sociedade de Instrução Musical (SIM), na Quinta do Anjo, D. José Ornelas teve possibilidade de falar aos membros da banda. Ali, alguns são também paroquianos e colocam os seus dons ao serviço da comunidade paroquial. O Bispo de Setúbal deixou uma palavra de incentivo aos hábitos musicais dos jovens e destacou a dimensão espiritual da música. 

Uma aula de karaté onde o Bispo também participou

“Dojo Montanhão” é o nome dado ao grupo de karaté que, todas as semanas, se reúne no salão paroquial da Quinta do Anjo, e onde a grande maioria dos jovens alunos está integrado em grupos da Paróquia.

D. José Ornelas foi convidado, pelo orientador do grupo, Joaquim Ramos, a fazer uma aula com os jovens mais velhos, e não se negou ao convite. Durante algum tempo, o Bispo treinou com os jovens, a par do pároco, Padre Leonel Neves, e do Vigário Pastoral, Padre Luís Ferreira. 

No final, o Bispo diocesano conversou com os jovens e disse-lhes: “Dou-vos os parabéns por desistirem do sofá. O modo de vida que está pode detrás do karaté é muito especial e ajuda-me a perceber como são orientadas as minhas forças. De facto, todas as capacidade que Deus nos dá para para pôr ao serviço de um projeto e, por isso, cada um de vós deve perguntar: a que aspiro? o que quero eu? o que quer Deus de mim?”. 

A visita ao Colégio Islâmico: um dia abençoado

Integrado na visita pastoral à Paróquia da Quinta do Anjo, D. José Ornelas visitou o Colégio Islâmico de Palmela. Na ocasião, recebido pela direção da escola, o Bispo de Setúbal sublinhou o facto de, aquele, ser “um dia abençoado”. 

“Nós temos uma tradição comum – afirmou o Bispo – e temos que fazer justiça daquilo que somos. Dói-me que quando as pessoas que se dizem crentes fazem guerra uns contra os outros. E tantas vezes em nome de Deus nós lutamos… Mas Deus veio trazer sempre Paz. Nós, os que somos obedientes a Deus, temos que construir, juntos, um mundo melhor e fazermos paz entre nós”. 

D. José Ornelas disse, ainda: “na diferença daquilo que somos, respeitamo-nos e, por isso, temos que rezar a Deus para que nos dê um mundo onde todos os Seus filhos e filhas tenham lugar”.

Os dons são para colocar ao serviço da comunidade

Na noite de sexta feira, os jovens da paróquia da Quinta do Anjo dinamizaram e animaram a vigília de oração. Os dons foram o tema-guia para este momento de encontro com Jesus. Os presentes foram convidados a refletir sobre a vocação e os dons de cada um, com textos e pistas para oração.

Foi um momento privilegiado para o encontro com Deus e consigo mesmos, onde D. José Ornelas desafiou todos a pensarem e rezarem os seus dons e a forma como os partilham com os outros, como os colocam ao serviço. 

No sábado, os jovens da paróquia tiveram uma manhã de formação no âmbito do tema do biénio da juventude “Partilha-te: em novos caminhos”. Tiveram a oportunidade de refletir sobre a relação entre o grupo de jovens e a comunidade paroquial, bem como de conhecer diferentes recursos para a pastoral juvenil.

Este momento formativo contou com a dinamização da Joana Baião  do grupo de jovens LifeTeen (Palhais/Santo António) e do João Marques, representante do grupo de jovens BIG (Quinta do Conde).

Foi com uma Igreja cheia de jovens, que animaram a celebração, que o nosso Bispo, D. José Ornelas presidiu à Eucaristia na Paróquia da Quinta do Anjo, no final da sua visita pastoral àquela comunidade.

O Bispo de Setúbal dirigiu uma palavra de enorme alegria a toda a comunidade pela vitalidade que pôde testemunhar ao longo da semana nas visitas que realizou a vários grupos e espaços da comunidade.

Falando particularmente aos jovens desafiou-os a, tal como numa orquestra, procurarem na paróquia qual o “instrumento” que querem tocar, qual é o seu lugar e a sua voz: como podem contribuir de forma verdadeira para a harmonia da comunidade a que pertencem. 

Pedindo à comunidade que olhe os seus jovens como o presente, como peças valiosas do hoje e não futuro distante do amanhã, D. José Ornelas enviou, de forma especial, todos os jovens presentes – entregando-lhes uma cruz semelhante à sua, como símbolo e lembrança de que devem ser testemunhas do Amor de Deus no mundo.

Envolver os jovens nas atividades sócio cariatativas é um desafio

Após a Eucaristia representantes dos jovens da Paróquia reuniram-se em Conselho, com a presença do pároco e de alguns responsáveis adultos da comunidade. 

O desafio foi que, primeiro em pequenos grupos, debatessem a realidade da paróquia, o que sonham para o futuro e que contributos podem os jovens dar, que compromissos podem assumir. Já reunidos em assembleia foram redigidas as conclusões gerais deste conselho e nomeados os representantes jovens da paróquia ao conselho vicarial.

As principais conclusões foram a necessidade de assegurar a participação formal dos jovens no conselho paroquial, uma proposta concreta de envolvimento nas atividades sócio caritativas da paróquia e de promoção de momentos de verdadeiro encontro e colaboração entre os vários grupos e comunidades existentes na paróquia.

AS/Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
24 de Dezembro de 2018