Almada: D. José Ornelas sagrou novo altar da Igreja de Nossa Senhora da Assunção

20181215-Altar-Igreja-Almada-10

No passado dia 15 de dezembro, no âmbito das comemorações do cinquentenário da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, na Paróquia de Almada, foi solenemente sagrado, por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, o novo altar daquele templo. Na ocasião foram ainda benzidos os restantes novos elementos de mobiliário litúrgico: o ambão, a cadeira da presidência e o coro.

Na homilia, o Bispo de Setúbal, comentando a parábola do Filho Pródigo, sublinhou que Deus é sempre um Pai que recebe os filhos de braços abertos para fazer festa.

Ao ser sagrado o novo altar, D. José Ornelas lembrou que é dali que brota a vida de uma comunidade paroquial: “O altar é a Fonte da Vida da comunidade. Aqui, reunidos à volta da mesma mesa, alimentados pelo Pão da Vida que é Jesus, a comunidade encontra-se, renova-se e parte em missão, ao encontro dos outros”.

No final da celebração, o pároco, Padre Marco Luís, deixou o seu agradecimento às mais de vinte e cinco pessoas que constituem a comissão paroquial para o cinquentenário.

Estiveram presentes, entre numerosos fiéis, o clero da vigararia de Almada e sacerdotes de outros lugares, bem como a Comissão Paroquial para o Cinquentenário das comemorações da Igreja nova de Almada .

A animação da Eucaristia foi confiada ao coro paroquial, com a colaboração de seminaristas do Seminário de Almada. Também toda a liturgia foi dinamizada pelos seminaristas da Diocese, em conjunto com os acólitos.

O projeto de renovação do mobiliário litúrgico da Igreja de Nossa Senhora da Assunção é da autoria do arquiteto Bruno Queimado Rosa. As esculturas que retratam a Anunciação e a Última Ceia são da autoria do escultor Marco Augusto Dueñas.

AS

25 de Dezembro de 2018