Festa da Sagrada Família: D. José Ornelas presidiu à Eucaristia em Vila Nova de Caparica

20181230-Sagrada-Familia-Vila-Nova-Caparica-05

No passado domingo, dia 30 de janeiro, em que a paróquia de Vila Nova de Caparica celebrou a sua padroeira, D. José de Ornelas Carvalho presidiu à Eucaristia da Festa da Sagrada Família naquela localidade.

Na homilia, o Bispo de Setúbal destacou o que significa ser família à luz da fé, seguindo o exemplo de Jesus, Maria e José. “A família cristã – afirmou – é aquela que reconhece que a vida e o amor não são uma descoberta sua, mas um dom de Deus”. E que por isso se abre à vida, ao mundo, à sociedade e à Igreja.

O Prelado recordou que os filhos que nascem no seio de uma família não são propriedade dos pais. “Temos de ter consciência de que somos as mãos de Deus para amar aqueles que estão a crescer. Mas, ao mesmo tempo, somos chamados a reconhecer que Deus é que é o Pai e que é nas Suas Mãos que entregamos a nossa família.”

Neste biénio que a Diocese dedica à juventude, D. José Ornelas sublinhou ainda que a Igreja, que é Mãe, deve ajudar os nossos jovens a sonhar, acompanhando-os e orientando-os na construção do seu projeto de vida, mas sempre com um profundo respeito pela sua individualidade e pelo seu próprio caminho. “Como Ana e como Maria devemos apresentar os nossos jovens ao Pai do Céu para que possam seguir com liberdade o projeto que o Senhor tem para cada um”, disse

Ao terminar a Eucaristia, o Bispo de Setúbal  pediu ao Senhor que ensine a Igreja a ser família à imagem da Sagrada Família e que nos ensine todos a ser filhos como Jesus: obedientes e responsáveis, mas de coração sempre aberto à vontade do Pai.

Ana Lúcia Agostinho

03 de Janeiro de 2019