Externato Diocesano na Turquia em projetos ERASMUS

20181226-EFLS-SAEK_grupo do frei CASA DA VIRGEM MARIA

O Externato Frei Luís de Sousa viu aprovada a candidatura de dois projetos ao programa ERASMUS. O projeto “COSMUS – Community Schools Museums”, de que é coordenador e que se prolongará até 2021, visa a construção de um quadro metodológico para a criação de museus comunitários em contexto escolar.

O segundo projeto aprovado, “SAEK – Sem obstáculos, sem barreiras”, de que é parceiro e que terá a duração de dois anos, visa a mobilidade de alunos e professores estimulando o intercâmbio de práticas para um ensino inclusivo e integrador de jovens com diferentes realidades culturais, sociais e pessoais, designadamente com características de algum desfavorecimento de uns em relação a outros.

Os projetos tiveram o seu arranque internacional na Turquia, no final do mês de Novembro e no início do mês de Dezembro, em ações que contaram com a presença de todos os parceiros envolvidos, provenientes dos seguintes países: Bélgica, Bulgária, Espanha, Grécia, Itália, Polónia, Roménia, Turquia e Portugal. No arranque do projeto ERASMUS COSMUS, que decorreu na cidade de Adana, participaram o Diretor do Colégio Diocesano e o Coordenador do Projeto, respetivamente, Fernando Magalhães e Miguel Feio.

Na ação de arranque do projeto SAEK, que decorreu na localidade de Buharkent, juntaram-se-lhes cinco alunos do colégio, acompanhados da Coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação Profissional do colégio. Ambas as ações foram de uma enorme importância e sucesso. Em particular, o intercâmbio resultou para os alunos do colégio numa experiência inesquecível por tudo aquilo que, para eles, esta ação representou em termos de abertura de horizontes, contacto com outras realidades, comunicação em língua estrageira, criação de novas amizades, superação de medos e barreiras, etc.

No âmbito do programa cultural, a delegação do colégio teve ainda oportunidade de, no último dia, visitar em Éfeso a casa onde Nossa Senhora terá residido com o apóstolo João, no final da sua vida terrena.

Externato Diocesano Frei Luís de Sousa

05 de Janeiro de 2019