Cerimónia da Luz da Paz de Belém marcada por tomada de posse do novo Chefe Regional Adjunto do CNE

CNE-Luz-Belem-Tomada-Posse-CRA-07

No dia 21 de dezembro realizou-se, em Azeitão, a Cerimónia Regional da Luz da Paz de Belém, presidida pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas. Nesta celebração dinamizada pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), em colaboração com a Cáritas Diocesana, tomou posse o novo Chefe Regional Adjunto do CNE em Setúbal, Vítor Carmona.

Na homilia da celebração, o Bispo de Setúbal sublinhou que a Luz, que é Jesus, tem que ser levada a quem dela precisa: “Esta luz é sinal daquilo que aconteceu, em Belém, há dois mil anos. Deus que veio ao nosso encontro, através do seu filho Jesus. Vocês, Escuteiros, que hoje trazem esta luz, têm que ser gente que a leva onde ela faz falta. Neste mundo há tanta gente sem esperança e Deus é sempre essa Luz que vocês são chamados a levar”.

D. José Ornelas destacou, ainda: “Esta luz veio de longe, de Belém, de uma terra com muitas dificuldades e do meio de um povo com muitos problemas. É uma luz que passa muros, fronteiras e ideologias e une as pessoas para se livrar das trevas. Deus não fica fechado em barreiras e, por isso, também vocês, Escuteiros, levando a luz, têm que deitar abaixo os muros que se constroem no coração”.

Vítor Carmona é o novo Chefe Regional Adjunto do CNE em Setúbal

Após a distribuição, por todos os Agrupamentos, da Luz da Paz de Belém, seguiu-se a tomada de posse do novo Chefe Regional Adjunto do CNE em Setúbal, Vítor Carmona, que é também o Chefe de Agrupamento do 651 Azeitão.

Vítor Carmona afirmou que passa a integrar o Executivo da Junta Regional de Setúbal, num “esforço sincero de viver o espírito de missão” a que se comprometeu no dia da sua promessa de dirigente. “Peço ao Senhor que me ensine a ser generoso e humilde, para que eu possa ser instrumento do Seu amor e da Sua vontade nesta missão a que agora sou chamado”, afirmou.

“Hoje, peço muito ao Senhor que ajude a sermos luz para os outros, enviados em missão. Somos cristãos de calções e, nesta forma de ser e de estar em Igreja que é o Escutismo, sabemos que somos cristãos de fronteira e os primeiros a chegar onde outros não chegam. Que o Senhor nos dê a humildade de conseguirmos lá chegar”, finalizou.

A Chefe Regional, Ana Margarida Chagas, e o Assistente Regional, Padre Francisco Mendes, deixaram, ainda, a sua palavra de agradecimento pelo compromisso assumido pelo novo Chefe Regional Adjunto, Vítor Carmona.

AS

08 de Janeiro de 2019