Diocese de Setúbal assinala IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz

20190124-Frei-Agostinho

É já no próximo dia 14 de Março de 2019 que se cumprem os quatrocentos anos da morte de um dos maiores poetas de língua portuguesa, Frei Agostinho da Cruz (1540 – 1619), ocorrida em Setúbal, junto da igreja da Anunciada, no Bairro do Troino.

Figura marcante na literatura no nosso país e também na espiritualidade, nomeadamente franciscana e arrábida, a sua memória será lembrada entre este ano e 2020 (480 anos do seu nascimento) num conjunto de iniciativas, promovidas ou apoiadas pela Diocese de Setúbal.

Entre elas, destaca-se a edição de um ampla antologia da sua obra poética destinada a um público abrangente, organizada pelo escritor e investigador Ruy Ventura (comissário das Comemorações) e publicada pela Licorne, editora sediada em Évora.

Entre os mecenas dessa obra conta-se a Fundação Oriente – além de outras entidades a confirmar -, estando ainda a decorrer até ao próximo dia 10 de Fevereiro uma subscrição pública (a subscrição pode ser feita através do e-mail ventura.1973@gmail.com)

Além desta edição, serão várias as iniciativas previstas:

• um recital de poesia, no Convento da Arrábida, a 23 de março, com a leitura de poemas de Frei Agostinho da Cruz e de outros autores que espelharam nos seus versos aquele sacro-monte;
  • um colóquio sobre a vida e obra do poeta (a 01 de junho), a realizar em Sintra, localidade onde viveu mais de quarenta anos;
  • uma conferência em Setúbal por D. José Tolentino Mendonça, em Janeiro de 2020;
  • e, encerrando as comemorações, um colóquio a realizar no Convento da Arrábida.

Em preparação, estão ainda várias outras iniciativas, que serão divulgadas a seu tempo.

Nota biográfica de Ruy Ventura
(Portalegre, 1973), poeta, ensaísta e investigador, é mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Tem obra publicada em Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos da América, México e Brasil. Colabora com a Pastoral da Cultura, o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja e a Diocese de Setúbal. O Santuário de Fátima editou recentemente o seu livro “Sob os braços da azinheira – leituras de Fátima”. É comissário das Comemorações dos 400 Anos da Morte de Frei Agostinho da Cruz. Reside e dá aulas no concelho de Setúbal.

24 de Janeiro de 2019