Ecumenismo: Bispo de Setúbal pede Igrejas unidas e missionárias para anunciar a boa nova

20190120-Celebracao-Ecumenica-03

Realizou-se, no passado Domingo, dia 20 de janeiro, uma celebração ecuménica, na cidade de Setúbal. A iniciativa decorreu no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, fez a homilia da celebração e assinalou a importância desta celebração conjunta.

“Hoje quero dar graças a Deus por estamos juntos – afirmou o Bispo de Setúbal – Aceitando que somos diferentes, estamos unidos no fundamental, confiamos que Deus nos enviou o Seu Filho e temos o Seu Espírito que nos renova. Isto é muito importante porque, se começarmos pelas coisas que nos dividem, vamos perder tempo em carreiros e não em autoestradas que devemos percorrer juntos”.

O Bispo de Setúbal destacou, ainda, a necessidade de, em conjunto, as diferentes Igrejas serem missionárias e irem ao encontro dos pobres: “Em primeiro lugar – referiu – temos que ler, proclamar e escutar a Palavra de Deus. Depois, assimilar o conteúdo dessa Palavra e libertarmo-nos das correntes, para que o Espírito do Senhor possa agir em nós. Finalmente, pedindo ao Senhor um coração novo, ir anunciar a boa nova aos pobres. Os pobres e os que não conhecem o Evangelho, estão à nossa espera”.

Estiveram presentes, na celebração, ministros e fiéis da Igreja Católica Romana, da Igreja Greco-Católica Ucraniana, da Igreja Ortodoxa Romena, da Igreja Lusitana e das Igrejas Presbiteriana e Metodista, para meditar sobre o tema “Procurarás a Justiça, nada mais que a Justiça” (Deuteronómio, 16, 18-20).

Neste âmbito, D. José Ornelas disse: “Deus não é um juiz de olhos vendados, mas que olha para os seus filhos com carinho e misericórdia. A justiça de Deus é, portanto, igual à sua misericórdia. Deus é justo porque faz justiça a si mesmo”.

O ofertório recolhido nesta celebração ecuménica reverteu para a Fundação Robert Kalley, instituição que surgiu como forma de concretização da vocação social da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal.

AS

24 de Janeiro de 2019