São Sebastião: Bênção da imagem e do altar, após restauro, marcaram festa do Padroeiro

20190130-Sao-Sebastiao-01

A Paróquia de São Sebastião, no passado dia 20 de Janeiro, viveu a festa do seu padroeiro, com motivos redobrados de alegria.

Os festejos começaram alguns meses antes. Era preciso com urgência fazer uma intervenção na escultura em madeira policromada do séc. XVIII, representação do santo mártir.

A policromia encontrava-se muito escurecida pelos anos de fumos de velas. Além disso, sem razão aparente, o cendal apresentava inúmeras perfurações, fragilizando esta zona da peça. Também um dos olhos da imagem do santo há muito não se encontrava na devida posição, sendo necessário recuperá-lo do interior do próprio rosto. As mãos já tinham perdido alguns dedos e tinha sido separada da árvore que apresentava também algumas incongruências.

O conjunto tinha sido colocado no nicho inferior do altar-mor a alguns anos. Talvez a localização fosse a razão para alguns dos problemas identificados, por isso impunha-se, depois do seu restauro, que voltasse ao altar colateral dedicado ao santo padroeiro. Esse seria o altar fronteiro à capela do Santíssimo, encimado pelas características três setas cruzadas, símbolo iconográfico de São Sebastião que se repete no tecto da nave da igreja. Contudo, o altar tinha sido adulterado na sua estrutura interior para albergar a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

O estudo do altar permitiu observar que a nova estrutura se encontrava atacada pelo bicho, o que exigia tratamento adequado. A boa notícia é que a alteração realizada para encurtá-lo não comprometia o desenho da capela original. A decisão apresentou-se fácil: eliminar o que de recente tinha sido acrescentado e restaurar a capela primitiva, recuperando a pintura e elementos decorativos.

A imagem de Nossa Senhora passou para o altar do Encontro e a escultura do mártir restaurada ocupou de novo o seu velho altar, presidindo à vigília de oração preparativa da festa.

Depois da procissão, que percorreu algumas ruas dos bairros de Santos Nicolau e de são Domingos, celebrou-se a Eucaristia onde foram benzidos a imagem e o altar de São Sebastião, onde acorreram em grande número os fiéis enchendo a bela igreja do antigo convento dominicano.

Neste dia, a paróquia pôde contemplar o fruto de muitos meses de angariações de fundos e de donativos de particulares e algumas empresas, que tonaram possível estas obras.

Restaurar a igreja de São Sebastião não se apresenta tarefa fácil. Neste momento, com o restauro da sacristia, da capela e da escultura de São Sebastião, a construção do novo estrado do altar e a nova iluminação da igreja e da sacristia, a Paróquia investiu cerca de 27 mil euros.

Para uma paróquia pobre, este valor constitui uma verdadeira vitória, representando o esforço daqueles que amam a sua paróquia e se orgulham da sua igreja. Os trabalhos irão continuar, com o restauro do interior da torre da igreja que apresenta problemas estruturais graves, estando neste momento o Agrupamento 59 a concluir a recuperação da escada da torre que há muito tinha colapsado.

São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário e São Domingos, padroeiros destes lugares, há muito se juntaram aos amigos da paróquia. Com a sua intercessão, pedimos a Deus que nos permita alcançar os nossos objectivos: “recuperar o nosso património; construir a verdadeira Igreja”.

Padre Casimiro Henriques, pároco de São Sebastião (Setúbal)

30 de Janeiro de 2019