Festival Diocesano da Canção Mensagem 2019: “Partilha-te em Missão”

20190202-Festival-Diocesano-01

Integrado no programa do primeiro Encerramento Vicarial das visitas pastorais do nosso Bispo, D. José Orneas, teve lugar em Palmela, na Sociedade Filarmónica Humanitária, o Festival Diocesano da Canção Mensagem. Em contexto de Biénio da Juventude na nossa Diocese e em Ano Missionário convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa, o tema escolhido para dar mote ao Festival foi “Partilha-te em Missão”.

Mais do que o concurso entre bandas para apuramento do vencedor e representante da Diocese ao Festival Nacional, que se realiza em Fátima, a 04 de Maio, a intenção era encerrar com chave de ouro as visitas pastorais às paróquias da Vigararia de Palmela/Sesimbra, reunindo a juventude em torno da música como forma de evangelização e de encontro com Jesus.

E foi em ambiente de grande festa e alegria que os presentes, que encheram a sala da Sociedade Filarmónica Humanitária, puderam ouvir 4 músicas originais de grupos da nossa Diocese. Subiram a palco os MissionArte, das paróquias de Vila Nova da Caparica e Sobreda; os Fénix, de Vale de Milhaços; os Shalom, de Almada e os REC, de Fernão Ferro.

Mas houve ainda outras atuações surpresa nesta noite – a abrir o Festival estiveram os “Jovem Levanta-te”, da Paróquia de Amora, grupo que participou no “Got Talent” e que sempre surpreende e deslumbra o público com a sua atuação com dança, teatro, música no ambiente de escuridão e luz.

E, enquanto o júri apurava as pontuações finais, outro momento alto da noite: a estreia e apresentação em público do Hino do Biénio da Juventude, com letra e música de Henrique Medeiros da Silva, brilhantemente interpretado pelo Coro Infantil e Juvenil de Nossa Senhora da Conceição. Uma música original, criada para acompanhar e ser a banda sonora do biénio que se dedica à Juventude na nossa Diocese.

A apresentação desta noite da Juventude na nossa Diocese foi garantida por um convidado muito especial – Francisco Salema Garção, humorista e speaker do Belenenses, que animou o público e as claques presentes, partilhou um pouco do seu testemunho de vida enquanto jovem cristão e trouxe ainda com ele Gonçalo Silva, capitão do Belenenses, que brindou todos os presentes com a sua vivência cristã no mundo do futebol profissional.

A adoçar a boca de todos os que se deslocaram a Palmela nesta noite esteve a Catarina Duarte, da Cacauê Eventos, que garantiu a satisfação de todos com os seus maravilhosos doces e bebidas.

Shalom, os vencedores da noite que representarão a Diocese de Setúbal no Festival Nacional

A encerrar a noite, que contou com a presença de vários sacerdotes da nossa Diocese, do nosso Bispo, D. José Ornelas, e também com a visita do Padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, foram anunciados os vencedores dos tão aguardados prémios:

• Vencedores da votação online: MissionArte
  • Melhor letra: Shalom
  • Melhor música: Fénix
  • Melhor claque: Fénix
  • Canção Vencedora: Shalom

Serão, assim, os Shalom, com a música “Partilha-te em missão”, os representantes da nossa Diocese no Festival Nacional da Canção Mensagem 2019, que terá lugar em Fátima no dia 4 de Maio!

O Departamento da Juventude quer deixar uma palavra de profundo agradecimento a todos os que, das mais variadas formas, permitiram que o Festival Diocesano 2019 fosse uma realidade! Foi uma noite com Jesus e para Jesus! E este é o desafio que deixamos a cada um: “Partilha-te em Missão! Vai sem medo, vai com Fé!

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

05 de Fevereiro de 2019