Clero de Setúbal esteve presente nas Jornadas de Atualização do Clero do Sul

20190201-Bispos-algarve-beja-evora-setubal

Decorreram, em Albufeira, de 28 a 31 de janeiro, as jornadas de atualização do clero das quatro dioceses ao sul do Tejo, sob o tema – ‘O homem caminho de Cristo e da igreja’. Mais de uma centena de clérigos – entre os quais vinte e oito de Setúbal com o seu Bispo – refletiram, em ambiente de recolhimento, de partilha e de convívio sobre uma faceta importante dos nossos dias: a antropologia, tanto humana e filosófica como teológica.

Nos primeiros dias esteve presente D. Rino Fisichella, presidente do Conselho pontifício para a promoção da nova evangelização, que apresentou duas conferências, seguidas de trabalho de grupos e de partilha em comum, intituladas: – ‘O homem em crise: o desafio das antropologias’ e ‘A autonomia das realidades temporais: secularismo e/ou secularização. Que evangelização para o mundo hodierno’.

Posteriormente Mário Sousa e Alexandre Palma falaram, respetivamente, sobre ‘O homem: imagem e semelhança de Deus, com Cristo filho no Filho. Tópicos para uma reflexão bíblica sobre o homem’ e ainda ‘O cristianismo e o desafio das principais antropologias ao longo dos séculos’. As reflexões destes dois professores da área bíblica e teológica serviram para traçar as grandes linhas daquilo que é e deve ser uma visão antropológica com fundamentos cristãos.

Isilda Pegado falou, no dia 30, sobre ‘A ideologia de género’, explicando o que está subjacente a esta nova forma de entender, ideologicamente, a vida por alguns dos setores dos nossos dias. Levantou questões e deixou a necessidade de haver maior formação de clérigos e leigos sobre o assunto…

António Freitas e Vasco Pinto de Magalhães complementaram esse dia com comunicações de âmbito teológico-pastoral lançando incidências, questões e questionamentos sobre o modo de estar no mundo de hoje em contínua ebulição.

Na manhã do último dia, através do formato de mesa redonda, escutaram-se intervenções – ‘Desafios para a pastoral da Igreja’ – sobre a área dos jovens, das mulheres e das vocações, atendendo à especificidade de cada um dos comunicadores.

Numa abordagem final ao tema das jornadas deste ano, notou-se uma maior presença do que nos anos anteriores – da diocese de Setúbal verificou-se uma participação mais significativa – e abriu-se um tanto a perspetiva sobre o tema do próximo ano, que poderá andar pela área da ecologia… numa visão integral.

Texto: ASC

Fotos: Instituto Superior de Teologia de Évora