Frei Agostinho da Cruz: Diocese de Setúbal inicia comemorações neste mês de Março

A Diocese de Setúbal assinala, entre 2019 e 2020, o IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz e os 480 anos do seu nascimento, entre março de 2019 e maio de 2020. O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e o Comissário das Comemorações, Ruy Ventura, falam-nos da importância destas comemorações, evocando a importância do poeta e do seu legado espiritual nos dias de hoje.

As comemorações iniciam-se a 16 de Março, com a Eucaristia presidida por D. José Ornelas, na Paróquia da Anunciada, em Setúbal, seguindo-se, à noite, o lançamento de uma antologia organizada pelo Comissário das Comemorações, Ruy Ventura. Este evento terá lugar no auditório da Cúria Diocesana, espaço onde se situava a antiga enfermaria dos frades arrábidos, e onde veio a falecer Frei Agostinho da Cruz.

Veja os vídeos (acima e abaixo) e o programa completo das comemorações (no fim da página).

Atos inaugurais das comemorações

Programa das Comemorações

ACTIVIDADE

10/3/2019

Suplemento especial a editar no jornal “Notícias da Barca” (Ponte da Barca)

Jornal “Notícias da Barca”, em Ponte da Barca

14/3/2019

(14h30)

Palestra de Ruy Ventura sobre Frei Agostinho da Cruz, com leitura de poemas, para os alunos da Escola Básica de Aranguez, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, em Setúbal.

Escola Básica de Aranguez – Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

16/3/2019

(18h30)

Missa solene de acção de graças e sufrágio por de Frei Agostinho da Cruz, presidida por D. José Ornelas Carvalho, bispo de Setúbal (igreja da Anunciada, Setúbal).

Paróquia da Anunciada Diocese de Setúbal

16/3/2019

(21h00)

Lançamento da antologia de Frei Agostinho da Cruz, organizada por Ruy Ventura (auditório da Cúria Diocesana, Setúbal). Intervenção do coro do Seminário de São Paulo de Almada.

Diocese de Setúbal / Editora Licorne

23/3/2019

(15h30)

Comemoração do Dia Mundial da Poesia, no convento da Arrábida, com leitura de poemas de Frei Agostinho da Cruz, Sebastião da Gama e outros autores com eles relacionados.

Fundação Oriente

Escola Básica de Aranguez

27/3/2019

Suplemento especial a editar no jornal “Raio de Luz” (Sesimbra)

Jornal “Raio de Luz”, de Sesimbra.

6/4/2019

Conferência sobre os poetas Frei Agostinho da Cruz e D. Manuel de Portugal em Vale Figueira (Santarém).

Diocese de Santarém

Paróquia de São Domingos de Vale Figueira (Santarém)

(Actividade integrada no Dia Diocesano dos Bens Culturais)

31/5/2019

(21h)

Conferência de Frei Hermínio Araújo ofm sobre Frei Agostinho da Cruz, em Setúbal (Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal), com outras actividades associadas.

Ordem Terceira de São Francisco de Setúbal, com a colaboração da LASA, Casa da Poesia, E-Voz e CM Setúbal

8/6/2019

(16h00)

Colóquio em Sintra sobre Frei Agostinho, com a participação de Miguel Real, Rodrigo Sobral Cunha, Pedro Martins, Fernando Faria, João Reis Ribeiro e Ruy Ventura.

Câmara Municipal de Sintra

14/6/2019

(21h30)

Homenagem / evocação de Frei Agostinho da Cruz, seguida de apresentação da antologia poética de Frei Agostinho da Cruz no Barreiro, com participação musical da cantora Teresa Salgueiro (convento da Verderena, Barreiro).

Vigararia do Barreiro

com a colaboração da Câmara Municipal do Barreiro

Set. 2019

(data a anunciar)

Romagem a Ponte da Barca, terra de nascimento de Frei Agostinho. Visita guiada ao património local e sessão de declamação de poemas de Frei Agostinho da Cruz e de seu irmão Diogo Bernardes junto do monumento aos dois poetas.

Set. 2019

Lançamento do concurso de fotografia e de desenho destinado aos alunos das escolas de Ponte da Barca, Sesimbra, Setúbal e do Colégio Diocesano Frei Luís de Sousa (em Almada).

10/11/2019

Evocação da memória de Frei Agostinho da Cruz e apresentação da sua antologia poética, por Ruy Ventura (Universidade Católica do Porto, no âmbito do congresso “Poesia e Transcendência”).

Cátedra Poesia e Transcendência, da Universidade Católica do Porto

3/1/2020

Conferência por D. José Tolentino Mendonça (local a anunciar).

31/1/2020

Encerramento do concurso destinado à comunidade escolar.

1/3/2020

Divulgação dos resultados do concurso.

14/15/16 3/2020

Colóquio no Convento da Arrábida

Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão

Instituto Catolicismo e Globalização

Fundação Oriente

Abril /2020

Apresentação de uma antologia de homenagem a Frei Agostinho da Cruz

Casa da Poesia de Setúbal

De 2/5/2020 a 23/5/2020

Exposição fotográfica e iconográfica de homenagem da Frei Agostinho da Cruz, por Francisco Borba (Quartel do 11, Setúbal).

Diocese de Setúbal

Com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal e da LASA.

3/5/2020

Sessão solene de encerramento das comemorações (local a anuncia).

Outubro 2020

Campanha “Vinhos Solidários”, com versos de Frei Agostinho da Cruz nos rótulos

Casa da Poesia de Setúbal

Data a anunciar

Recepção à romagem de naturais de Ponte da Barca na cidade de Setúbal.

Câmara Municipal de Ponte da Barca

Data a anunciar