LOC/MTC: Encontro Interdiocesano “Agir pelo Trabalho Digno”

20190317-LOC-Interdiocesano

A LOC/MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos promoveu no dia 17 de Março, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, um encontro Interdiocesano de formação e debate sobre o tema “Agir pelo Trabalho Digno – Fonte de Realização Humana”, com a participação de militantes e simpatizantes das Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal. Este encontro contou ainda com a presença dos Coordenadores Nacionais José Paixão e Glória Fonseca. Aprofundou o tema proposto o Economista Dr. Fernando Marques.

Esta iniciativa vem no seguimento de uma reflexão que foi feita nos vários grupos da LOC/MTC de todo o país, a partir da realidade da vida dos trabalhadores.

Na sua intervenção o Dr. Fernando Marques falou sobre os 100 anos da OIT, e a discussão sobre o futuro do trabalho. Segundo a OIT hoje estamos num momento chave como em 1919, em que se interrogavam com as questões sobre o futuro do trabalho, pois hoje é o momento de tomar decisões centrais em relação à forma como vemos o valor do trabalho, ao Emprego Digno, ao Pleno Emprego, a ter direito à formação contínua, à segurança do trabalho, ao papel dos governos e das instituições reguladoras, à justiça social, à fiscalidade e à igualdade no trabalho.

Para cumprir estes objectivos é necessário um novo modelo econónico e social, que invista no potencial humano, na aprendizagem ao longo da vida, nas instituições de trabalho, valorizar a Contratação Coletiva e a justiça social como pilares da Paz e da fraternidade entre os povos. Estabelecer um novo Contrato Social a partir do qual se concretizem avanços nos direitos fundamentais do trabalho ao nível Mundial, como a redução do tempo de trabalho, o descanso, salários justos, o direito à organização sindical, à igualdade no trabalho, responsabilidade social das empresas e a proteção do ambiente. Tudo depende da justa redestribuição dos recursos. A Paz e a estabilidade dependem da justiça social.

A mudança vai acontecer sempre mais devagar do que desejamos e o nosso maior desafio enquanto militantes é evitar que haja excluídos, nesta nova sociedade a construir. O futuro depende em grau elevado de todos nós, depende dos nossos valores, da nossa fé, das nossas motivações, de entender a vida como forma de relação com o outro e não de competição e também da nossa capacidade de VER, JULGAR e AGIR, da nossa capacidade de envolver e desafiar outros, do nosso esforço para que esse futuro melhor, seja para toda a humanidade.

O encontro terminou com a celebração da Eucaristia, onde alimentamos o nosso compromisso por um mundo mais Justo e Humano.

LOC/MTC

20 de Março de 2019