24 horas para o Senhor: Rezar por uma autêntica Pastoral da Juventude nas comunidades

20190322-24h-Senhor-01

A Diocese de Setúbal – convocada pelo Papa Francisco mediante o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização – promove a sexta edição das “24 horas para o Senhor” na próxima sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de março. É uma iniciativa de adoração, reflexão e convite à conversão pessoal e comunitária.

Todas as Paróquias irão participar nesta iniciativa por si ou integradas numa organização pastoral vicarial com catequeses e confissões. As “24 horas para o Senhor” deste ano devem fomentar a nossa oração pessoal e comunitária tendo como base o programa do biénio pastoral da Diocese,Os jovens e o discernimento vocacional”, que tem levado o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, a visitar os jovens nas igrejas, nas escolas, nas coletividades e nas actividades desportivas: visitar, conhecer, escutar para melhor integração dos jovens na pastoral paroquial e vicarial.

Rezemos para que, nas “24 horas para o Senhor”, as nossas comunidades vivam cada vez mais uma autêntica pastoral da juventude num discernimento vocacional e acompanhamento pessoal.

Rezemos para que façamos o jejum, a oração e a esmola das palavras e atos, como nos desafia o Papa Francisco na sua mensagem para a Quaresma deste ano: “Jejuar, isto é, aprender a modificar a nossa atitude para com os outros e as criaturas: passar da tentação de «devorar» tudo para satisfazer a nossa voracidade, à capacidade de sofrer por amor, que pode preencher o vazio do nosso coração. Orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu, e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia. Dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de assegurarmos um futuro que não nos pertence.

Converter o coração, mudar a atitude, confessar para viver a experiência da misericórdia. Que cada um de nós se encontre com o Senhor, converta a vida e o viva com os jovens.

Bons frutos das “24 horas para o Senhor” nas vossas comunidades.

Padre Luís Ferreira, Vigário Episcopal para a Pastoral

Programa das #24hSenhor nas Vigararias

Almada

A iniciativa 24 horas para o Senhor, com adoração Eucarística permanente, na vigararia de Almada, terá lugar na Igreja Matriz de São Tiago – Almada, desde as 19h00 do dia 29 de março, até às 20h00 do dia 30 de março.

Barreiro/Moita

Na vigararia do Barreiro/Moita, as 24h para o Senhor acontece, de forma permanente, em três Igrejas. N Igreja da Baixa da Banheira desde as 17h30 de 29 de março até às 17h30 de 30 de março; e nas Igrejas de Santa Maria e de Santo António, das 19h00 de 29 de março até às 19h00 de 30 de março.

As restantes Paróquias assegurarão tempos mais curtos de exposição do Santíssimo Sacramento.

Caparica

A Igreja do Monte de Caparica recebe, na vigararia de Caparica, as 24 horas para o Senhor, com início às 21h30 de 29 de março e encerramento à mesma hora do dia 30 de março. A animação está confiada às diferentes paróquias da vigararia que ali se deslocam.

A celebração da Eucaristia tem lugar no início do período de adoração ao Santíssimo Sacramento, às 21h30, e às 9h00 do dia seguinte.

Montijo

As 24 horas para o Senhor, tempo de adoração com a exposição do Santíssimo Sacramento, terão lugar na Igreja Matriz do Montijo, das 9h00 de dia 29 de março, até às 9h de dia 30 de março.

Palmela/Sesimbra

Em Palmela/Sesimbra é na Igreja de São Lourenço, em Azeitão, que vai ter lugar este tempo de adoração permanente ao Santíssimo Sacramento, das 18h30 de 29 de março às 18h30 de dia 30 de março.

A celebração da Eucaristia é às 18h00 na sexta-feira e às 18h30 no sábado.

Seixal

A vigararia do Seixal vai ter “Um dia para o Senhor”, a 30 de março na Igreja de Corroios, com adoração permanente, das 9h às 23h.

Pelas 9h00 tem lugar a celebração da Eucaristia e há confissões ao longo de todo o dia. Às 10h30, às 15h00 e às 21h30 há meditações orientadas pelos sacerdotes da vigararia.

Setúbal

As 24 horas para o Senhor na vigararia de Setúbal iniciam-se, na Igreja do Bonfim, pelas 18h00 de dia 29 de março, na celebração da Eucaristia com vésperas. Segue-se, pelas 23h00, o Ofício. Na manhã de dia 30 de março, pelas 8h30, terá lugar a oração de Laudes, encerrando a exposição do Santíssimo Sacramento às 9h00.

A partir desse momento, e até às 18h00 desse mesmo dia 30 de março, a adoração ao Santíssimo Sacramento tem lugar nas diferentes igrejas paroquiais da vigararia.

AS

23 de Março de 2019