Diocese de Setúbal vai enviar parte da Renúncia Quaresmal para Moçambique

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, anunciou, em carta enviada ao Clero da Diocese de Setúbal, que parte da renúncia quaresmal deste ano será encaminhada para a Arquidiocese da Beira, em Moçambique, de forma a minorar as carências das vítimas do ciclone Idai que assolou aquele território.

Leia, em seguida, a carta do Bispo diocesano.

Nos últimos dias, temos recebido informações dramáticas sobre as consequências trágicas do ciclone que atingiu a região central de Moçambique e outras zonas de países vizinhos, com especial gravidade na cidade da Beira.

Ninguém de nós pode ficar indiferente a esta situação e é bom ver que as autoridades e a população portuguesa se estão a mobilizar para prestar a ajuda possível e tão necessária a quem se encontra em condições tão extremas.

Também nós, comunidade cristã de Setúbal, sentimos certamente o apelo destes irmãos e irmãs e somos desafiados a partilhar, segundo as nossas possibilidades, para aliviar as ingentes dificuldades destas pessoas. Por isso, pareceu-me muito oportuno alterar parte dos destinatários da renúncia quaresmal deste ano, que ficará assim estabelecida:

• Ajudar a Igreja da Venezuela na crise extrema dos pobres que a ela recorrem.
  • Auxiliar a Diocese da Beira – Moçambique a minorar as carências das vítimas do recente temporal.

O objetivo de contribuir para o fundo de emergência da Diocese, originalmente previsto nesta renúncia quaresmal, poderá ser parcialmente ajudado pelo peditório da Cáritas e será tido em conta por outras formas de ajuda.

Que o Senhor nos acompanhe, no caminho de Quaresma que estamos a percorrer, abrindo o nosso coração à sua Palavra e ao seu Perdão e igualmente às necessidades de quem, de perto ou de longe precisa da nossa atenção e da nossa ajuda.

+ José Ornelas Carvalho
Bispo de Setúbal