No dia 20 de março, palas 21 horas, na Biblioteca Municipal em Setúbal, realizou-se a conferência no âmbito da Semana Nacional da Cáritas, sob o Lema “Juntos Numa Só família Humana”. Teve a participação da Casa da Poesia e do Coro Gospell de Azeitão, sendo convidado de honra Orlando Afonso, Juiz do Supremo Tribunal. Moderou a conferência o António Soares, membro do Comissão Diocesana de Justiça e Paz.
A sessão teve grande participação, encheu a sala, e as expectativas atingiram o seu máximo dada a brilhante exposição e abordagem dos temas do Direito e Dos Direitos à Luz da Declaração Universal, Declaração Europeia, Direitos Naturais e Direitos Legais.
O Sr. Dr. Juiz respondeu a muitas questões, algumas ligadas à Justiça e Jurisprudência, sempre num tom de diálogo e esclarecimento acerca do enquadramento das leis e decisões dos tribunais e direitos dos cidadãos, face à controvérsia de algumas decisões recentes.
A iniciar e a finalizar, o Coro primeiro e alguns Poetas depois, tiveram o seu momento, tendo os poetas recitado poesias que escreveram para o livro de antologia sobre os direitos humanos.
A terminar, o presidente da Cáritas Diocesana agradeceu a presença de todos e muito em particular dos convidados e lançou o desafio à organização de outros momentos para outros debates e reflexões acerca de temas que estão na ordem do dia e que preocupam particularmente a Cáritas Diocesana, enquanto instrumento da aplicação da Doutrina Social da Igreja na Diocese.
Eng.º Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal