comprehensive-camels

Dia Mundial da Juventude, em Domingo de Ramos, marcado pelo encerramento das visitas pastorais à vigararia da Caparica

20190414-Domingo-Ramos-Juventude-Caparica (4)

Na tarde do passado dia 14 de Abril, Domingo de Ramos e Dia Mundial da Juventude, encerraram-se as visitas pastorais do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, às paróquias da Vigararia de Caparica. A segunda edição do encontro “Partilha-te +“, desta feita com o tema, “Os Jovens e as Realidades Juvenis” decorreu na paróquia de Vale de Figueira.

Conselho Vicarial de Juventude – Caparica: promover a interação entre as realidades juvenis da vigararia

Ao início da tarde, os jovens representantes das várias paróquias da Vigararia reuniram-se no primeiro conselho vicarial da juventude. Depois de se conhecerem uns aos outros e apresentarem brevemente as suas realidades paroquiais, reunidos em pequenos grupos de trabalho, os membros deste conselho vicarial debateram ideias e propostas para uma pastoral juvenil vicarial.

Transversal a todas as paróquias representadas é o sentimento de necessidade de maior rconhecimento entre os grupos e movimentos juvenis que existem em cada paróquia, bem como encontrar novas formas de cativar mais jovens que ainda não estão integrados. Os representantes partilharam, assim, algumas atividades e iniciativas paroquiais que têm levado a cabo para ir ao encontro destas necessidades identificadas.

Foram ainda apresentadas e debatidas algumas propostas para iniciativas de pastoral juvenil a nível vicarial, tais como: a criação de uma rede de contactos entre os representantes, para que possam agilizar a comunicação entre si e a divulgação de iniciativas paroquiais; a realização de um dia vicarial dedicado aos jovens que promova a interação entre as realidades juvenis da Vigararia; e o planeamento de reuniões regulares do conselho vicarial da juventude.

Os desafios que se colocam aos jovens em tempos de revolução tecnológica, de fake news e de urgência de ética

A tarde do encontro “Partilha-te +” seguiu, depois, com o momento formativo, desta vez com João Costa, antigo chefe regional do Corpo Nacional de Escutas, em Setúbal, e atual Secretário de Estado da Educação, como orador convidado.

Dentro do amplo tema da juventude e realidades juvenis atuais, o foco foi, principalmente, para a intensa multiplicidade de informação, das mais variadas fontes, ao alcance dos jovens e a forma como estes fazem uso desses imensos conteúdos disponíveis. Mais do que apontar soluções para todos as questões que surgem associadas a esta realidade, João Costa quis, sobretudo, lançar contributos para o debate e para a reflexão de jovens e animadores.

Neste sentido, outro ponto abordado foi a forma como se poderá fazer o acompanhamento a estas realidades juvenis e ao desenvolvimento, cada vez mais premente, do espírito crítico para lidar com toda a informação disponível, mas também a centralidade e urgência dos valores e da ética como barómetros na interação com os fenómenos da revolução tecnológica, tal como as “fake news”.

“Ide e Anunciai”

O encerramento vicarial concluiu-se com uma oração de envio, presidida por D. José Ornelas, na qual os jovens presentes, das várias paróquias da Vigararia recordaram o compromisso que foram desafiados a assumir durante cada uma das visitas pastorais. Como sinal deste compromisso e marco da presença de Jesus que cada um deve ser junto dos outros – porque viemos para Servir, os jovens trocaram pulseiras entre si com o desafio “Ide e Anunciai”.

Texto: Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal
Fotos: Bruno Moreira e Gabinete de Comunicação da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
16 de Abril de 2019