Arte Sacra: Rezar com Arte – Urna do Santíssimo Sacramento

Ainda no decorrer do Tríduo Pascal, a Comissão Diocesana  de Arte Sacra da Diocese de Setúbal apresenta “uma belíssima alfaia litúrgica do século XVIII que evoca os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, ajudando-nos, assim, a viver melhor esses mesmos mistérios que celebramos”.

Uma urna do Santíssimo Sacramento, pertencente a uma paróquia da Diocese de Setúbal, ajuda-nos a perceber a funcionalidade de um objeto litúrgico que é exclusivamente utilizado para a reserva do Santíssimo Sacramento em Quinta-Feira Santa.

Simbolicamente, poderá também convocar a nossa meditação na Paixão, Morte e Sepultura de Cristo, quer através dos vários elementos iconográficos/visuais presentes nesta alfaia (diversos instrumentos da Paixão representados nos vários lados do objeto), quer através dos paralelismos formais e alegóricos deste objeto com um sepulcro.

Contudo, o convite último e derradeiro centra-nos nos mistérios da Eucaristia e da Ressurreição, tanto pela sua função e pelos símbolos eucarísticos representados, como pela presença destacada do Cordeiro sobre o Livro dos Sete Selos, como o Livro do Apocalipse no-lo descreve.

O Cordeiro imolado, do sacrifício, mas também, e sobretudo, figura de Cristo triunfante, resplandecente, ressuscitado.

Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal

19 de Abril de 2019