comprehensive-camels

“Somos uma Igreja em rede… onde cada um cuida do outro”

20190427-Jogos-Primavera-CNE-01

D. José Ornelas perante 3500 escuteiros nos Jogos da Primavera

No Barreiro, o Parque da Cidade acolheu este sábado, 27 de abril, mais uma edição dos Jogos da Primavera, organizados pela Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas.

3500 escuteiros, vindos de toda a diocese, protagonizaram uma atividade que teve por tema “Mundos em Rede” apelando ao cuidado ambiental e à responsabilidade pela casa comum que é o planeta que habitamos.

A iniciativa que visa comemorar o dia de S. Jorge, patrono do escutismo em todo o mundo, quis ligar os continentes e sublinhar as culturas para lembrar cuidar do planeta é um desafio global.

Cada jogo foi, para cada escuteiro dos 6 aos 22 anos, uma pedagogia para a mudança de hábitos e cuidados a ter na preservação do planeta e dos recursos naturais.

Na eucaristia que concluiu a atividade, D. José Ornelas lembrou aos jovens ali presentes que eles integram uma “Igreja em rede” onde “cada um deve cuidar do outro”. O bispo de Setúbal recordou que a Igreja deve ser “uma rede que vai além das culturas, da cor da pele, do dinheiro que se tem ou do curso que se fez”.  

Nas palavras que proferiu, D. José lembrou ainda que falta pouco para Portugal receber as Jornadas Mundiais da Juventude e que os escuteiros “vão ser chamados a estar na primeira fila”.

Numa atividade que tinha por tema “Mundos em Rede”, o bispo de Setúbal lembrou que “foi Cristo que inventou as redes em nome de Deus…”  foi ele que pediu para “levar a mensagem a todo o mundo…” e assim pediu aos jovens ali presentes para serem construtores de “uma humanidade unida, solidária e em paz”.

Segundo D. José, é isto a essência do ideal do escuteiro, “jovens que saem de casa para encontrar pessoas de carne e osso e não pessoas virtuais…”.

A diocese de Setúbal está a promover um biénio dedicado aos jovens, e o bispo diocesano, nas suas visitas pastorais, tem reservado um lugar especial para o contacto com a novas gerações.

Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
28 de Abril de 2019