comprehensive-camels

“Caminhar em Movimento”: Convívios Fraternos iniciam dinâmica assente em encontros vicariais

20190501-Convivio-Fraterno-Encontros-Vicariais

Movimento católico quer criar em Setúbal uma nova vivência pastoral, mais próxima dos convivas nas suas realidades paroquiais e vicariais. Os primeiros encontros decorrem entre 19 e 24 de maio de 2019, em todas as vigararias da Diocese.

Os Convívios Fraternos são um movimento de espiritualidade e de ação de jovens e casais católicos que propõe a vivência, testemunho e Boa Nova de Jesus Cristo através da participação num “Convívio Fraterno”.

A experiência de Convívio Fraterno, embora rica, marcante e transformadora, necessita de ser encorajada e alimentada por uma proposta de caminhada de fé e vivência do amor cristão, dinamizada ao longo de todo o ano pastoral.

Por esta razão, ao longo do tempo, o movimento tem promovido encontros de reflexão, leitura, estudo e oração, levando o jovem a comprometer-se com o Corpo Místico, em serviços que correspondem às suas aptidões e carismas.

Em 2019, o Movimento dos Convívios Fraternos em Setúbal está a implementar uma nova dinâmica que assenta a sua ação nos núcleos vicariais, congregando os convivas de cada uma das sete vigararias da Diocese. Cada núcleo terá uma autonomia própria para dinamizar encontros mensais, subordinados a um tema comum, definido anualmente a nível diocesano. O ponto de partida do ano pastoral será sempre o encontro nacional do movimento, habitualmente realizado em Fátima, e o término será sempre marcado com um encontro diocesano.

Com o mote “Caminhar em Movimento”, os primeiros encontros vicariais decorrem entre 19 e 24 de maio de 2019 e têm como intuito a constituição dos núcleos e a preparação do primeiro encontro diocesano, agendado para 30 de junho. São dinamizados por representantes vicariais, com o apoio do Secretariado Diocesano:

  • Almada: 19 de maio, às 19h, na Igreja de São José Operário, no Feijó;
  • Barreiro-Moita: 23 de maio, às 21h15, na Igreja de São José Operário, na Baixa da Banheira;
  • Caparica: 23 de maio, às 21h15, na Igreja da Sagrada Família, na Vila Nova da Caparica;
  • Montijo: 23 de maio, às 21h15, no Centro Paroquial do Montijo;
  • Palmela-Sesimbra: 23 de maio, às 21h15, na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, na Quinta do Conde;
  • Seixal: 21 de maio, às 21h15, na Igreja Beato Scalabrini, na Amora;
  • Setúbal: 19 de maio, às 16h30, na Igreja de São Paulo, em Setúbal.

A nova vivência do Movimento, que é particularmente vocacionado aos jovens, acompanha a renovação da pastoral juvenil que se está a realizar na nossa Diocese, com o Biénio da Juventude, e também em toda a Igreja.

Recorde-se que o atual Secretariado Diocesano foi nomeado pelo senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, no passado dia 25 de novembro, atendendo à necessidade de renovação da dinâmica pastoral dos Convívios Fraternos e à vontade expressa pelo prelado diocesano de tornar o Movimento numa “escola de fé” para os jovens da Diocese.

Nos quarenta anos de presença dos Convívios Fraternos em Setúbal, contabilizam-se atualmente 82 convívios de jovens e 10 convívios de casais. Ao todo, estima-se que já tenham feito Convívio Fraterno na Diocese de Setúbal cerca de 2700 jovens.

Secretariado dos Convívios Fraternos da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
30 de Abril de 2019