“Igreja à imagem da Mãe” – Cursilho de Cristandade 109.º de Senhoras

20190503-Cursilho-109-Senhoras

Decorreu entre os dias 2 e 5 de maio, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima em Alfragide, o 109º Cursilho de Senhoras da Diocese de Setúbal.

Vindas das múltiplas vigararias da Diocese de Setúbal, as 24 “valentes” que deram o seu “sim” ao chamamento de Deus, com idades compreendidas entre os 17 e 84 anos, viveram os 3 dias de Cursilho em comunhão, com cursilhistas em intendência por todo o mundo, que ofereceram milhares de horas em oração e sacrifício.

A equipa de serviço foi constituída por 11 dirigentes, tendo como reitora Rosete Santana e, por 2 sacerdotes, Pe. António Estevão e Pe. Geraldo Kalemesa, na direção espiritual. Cada um foi apenas um pequeno “parafuso”, mas necessário, na máquina desenhada por Deus e conduzida pelo Espírito Santo na realização deste cursilho.

O encerramento foi presidido pelo nosso Bispo, D. José Ornelas, e teve lugar na Igreja Paroquial de São Pedro, em Águas de Moura/Marateca, num ambiente de grande emoção e festa cristã. E não poderia ter terminado em melhor dia, este Cursilho de Senhoras, coincidido com o “Dia da Mãe”.

A grande festa de encerramento contou com a presença de muitos cursilhistas dos vários cantos da nossa Diocese, e familiares e amigos das “valentes”, assim como de sacerdotes de várias paróquias.

Nos seus testemunhos, as novas cursilhistas, de voz embargada, mãos trémulas, lágrima no olho, mas de coração cheio, demonstraram uma grande alegria e um forte compromisso por Cristo, com Cristo e em Cristo, neste renascer, fruto das graças operadas nos 3 dias.

Dos testemunhos de 4º dia, de cursilhistas mais antigos, as “valentes” puderam sentir a força do Amor em Cristo, que transforma vidas, famílias e comunidades.

Na sua intervenção, D. José Ornelas realçou o carinho que tem por este movimento que tanto tem dado à nossa Diocese e que tantas Mulheres e Homens tem “pescado” para a nossa Igreja. Louvando o ambiente de festa vivido como expressão do Evangelho, da alegria do Evangelho, realçou que esta emoção tem que se transformar em atitudes, pois caso contrário corre o risco de desvanecer.

Neste Dia da Mãe, o Bispo de Setúbal apelou à construção de uma Igreja à imagem de uma Mãe, carinhosa, que sabe acolher, dar forças e proteger os seus filhos, e incentivou todos os cursilhistas a saírem em missão como Maria; “Vão para o 4º dia com Cristo. Sejam como a Mãe da Igreja”, na família e na comunidade.

Hoje, já no seu 4º dia, continuamos a rezar pelas novas cursilhistas e, neste período de pós-cursilho, vamos acolher e acompanhar as nossas irmãs nos nossos grupos com todo o Amor, na certeza que o MCC e a nossa Igreja ficaram mais ricos.

Cristo Conta Connosco, e nós Com a Sua Graça. De Colores.

Texto: Vítor Costa
Foto: João Marreiros