Setúbal, em festa, no Fátima Jovem

Como é já habitual, o primeiro fim de semana de Maio é sinónimo de Fátima Jovem – a peregrinação nacional de jovens ao Santuário Mariano. Desta feita, para além do Fátima Jovem 2019, realizou-se também, na noite de dia sábado, 4 de maio, o Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem.

Este ano, o fim de semana jovem, em Fátima, começou cedo na manhã de sábado, com mais de um milhar de jovens a juntarem-se no Centro Paulo VI para o acolhimento e oração. Iniciava-se assim o Fátima Jovem 2019, com o tema “Eis a Serva”. Divididos em grupos, os jovens puderam, durante a manhã, participar nos MissioTalks – pequenos workshops, essencialmente focados na missão, que decorreram em vários locais do Santuário e arredores.

Da parte da tarde houve lugar a um peddy paper, com vários desafios a realizar em grupo, seguindo os mistérios do Rosário.

Simultaneamente desenrolavam-se as dinâmicas específicas de preparação para o Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, que aconteceria nessa noite. Foram 14 as bandas que participaram no Festival, vindas de dioceses de norte a sul do país. Setúbal não foi exceção! A comunidade católica Shalom, vencedora do Festival Diocesano da Canção Mensagem, com o tema “Partilha-te”, representou a nossa diocese.

Para nós comunidade Shalom foi uma imensa alegria representar a diocese nesse evento que tem a cara dos jovens.  A nossa maior vitória foi participar junto com nossos jovens, onde eles se envolveram e colocaram a vida, como também fazermo-nos um com a Igreja jovem e viva de Portugal, conhecer outros jovens de outras dioceses e ainda ser contagiados pela alegria e entusiasmo próprio da juventude.

Para mim de modo particular cantar “Partilha-te em missão” ganhou um novo significado, pois após 5 anos de missão na Diocese de Setúbal fui enviado para uma nova missão na Polónia. Ao participar no Festival tinha consciência de que as palavras se faziam verdade na minha vida e pude ainda oferecer minha nova missão em vista da evangelização dos jovens.

Jackson Santos (Missionário da Comunidade Católica Shalom

Durante o dia todas as bandas puderam partilhar momentos de convívio, em workshops específicos e no momento de check sound

À noite, o auditório do Centro Paulo VI encheu-se para assistir à grande festa nacional da música jovem católica! Com as claques muito animadas, num ambiente de festa, partilha e oração através da música, o Padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, e D. José Traquina abriram a noite, ressalvando a beleza da criação ao serviço da fé e a alegria juvenil em fazer a festa e partilhar com os outros o Amor de Cristo.

As 14 bandas apresentaram-se em palco, com grande diversidade de músicas, numa noite muito rica. A banda Missio, convidada, encerrou a noite, em clima de grande festa e alegria, enquanto se apuravam os resultados. Foi o grupo de jovens da paróquia de Salto, Vila Real, a levar o 1º prémio para casa, com a música “Gerou-se em mim”.

No domingo, com a celebração da Eucaristia no recinto do Santuário encerrava-se mais uma edição do Fátima Jovem, que contou este ano também com a possibilidade de jovens participarem enquanto voluntários, auxiliando a organização, sendo que Setúbal teve também 2 jovens presentes nesta equipa de voluntários.

Foi um fim de semana em cheio para a juventude, aos pés de Maria! Aguardamos a edição do próximo ano do Fátima Jovem!

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

14 de Maio de 2019