Da promessa ao arriscar – Semana de Oração pelas Vocações

20190510-Oracao-Vocacoes-Seminario

No rescaldo da Semana de Oração pelas Vocações, ficaram na nossa mente duas palavras principais: “promessa” e “arriscar” da mensagem do Santo Padre, e também dos materiais criados para esta ocasião pela nossa Conferência Episcopal (catequeses, hino, esquemas de vigílias, etc.).

Na verdade, porque continuamos a acreditar na promessa de Jesus – que nos traz vida com abundância – é possível esperar que também outros se queiram arriscar totalmente no trabalho pelo Reino, não obstante todas as dificuldades; e é lógico desafiá-los a este compromisso de caridade ardente – que é também o nosso próprio compromisso.

Contudo, a verdade mais clara que aparece neste dia do ano, repetido por 56 vezes – sempre no Domingo do Bom Pastor – é a dimensão de mistério da vocação, e a consequente necessidade de oração pelos que são chamados a dar a vida pelo Evangelho. Perante este apelo de Jesus – «pedi ao senhor da messe que mande trabalhadores» (Lc 10,2b) –, o Seminário abriu as portas para as 24h de Adoração. Vários grupos de jovens, junto com os nossos seminaristas, rezaram continuamente por esta intenção, diante de Jesus sacramentado. Foi um momento de súplica, mais forte do que o habitual, a que certamente o Pai do Céu não será indiferente.

De coração generoso e fervoroso, saibamos continuar a rezar e acolher as vocações que o Senhor da Messe nos dá. Que cada jovem se nos apresente como um sinal da promessa do Evangelho, e que eles tenham a coragem de arriscar: dar a vida pelo Evangelho.

Padre Rui Gouveia, Reitor do Seminário de Almada e diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações

Semana de Oração pelas Vocações: 24h de Adoração no Seminário de Almada

24 de Maio de 2019