Setúbal recebe comemorações do 96.º aniversário do Corpo Nacional de Escutas

20190524-96-anos-CNE

A Diocese de Setúbal recebe, entre hoje e amanhã, as celebrações do 96º Aniversário do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, com o tema “Nós, agora!”, que irão ter lugar no Santuário de Cristo Rei, em Almada.

Em carta enviada aos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE), o Chefe Nacional Adjunto, Joaquim Castro de Freitas, e a Chefe Regional de Setúbal, Ana Margarida Chagas, afirmam que, em mais um aniversário da associação, o ano de 2019 “reúne e si um conjunto de circunstâncias que lhe convocam especial atenção”.

“Por um lado, estamos a seguir a inspiração do Papa Francisco que nos convoca para o AGORA de Deus, para a ação imediata, para a vivência dos nossos tempos, nos nossos tempos, inspirados por Cristo, procurando mudar o mundo já hoje, já a partir de hoje e do nosso quotidiano”, assinala a referida carta.

Por outro lado, o CNE assinalará o seu centenário em 2023, iniciando as comemorações com a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022. “Um caminho que se inspira nos nossos escuteiros e agrupamentos, e que procura inspirá-los também. Um caminho que começamos a construir a partir das celebrações dos 95 anos – em Vila Real – e que procuramos continuar”, referem.

No programa das atividades está prevista a dinâmica de jogos para os escuteiros, um fórum para dirigentes, caminheiros e companheiros na noite do dia 24 de maio, bem como uma festa escutista para todos os escuteiros na noite de 25 de maio. Será, ainda, acolhida a Chama do Centenário dos Caminheiros/Companheiros.

A celebração da Eucaristia tem lugar pelas 18h30 e será presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

AS

24 de Maio de 2019