Cantata a Cristo Rei na Paróquia de Almada

20190517-Cristo-Rei-60-anos (39)

No dia 18 de maio, no âmbito das comemorações dos 60 anos do Santuário de Cristo Rei e dos 50 anos da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Almada realizou-se a Cantata a Cristo Rei na Igreja de Almada, com letra de D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura que veio de propósito de Roma. A música é da autoria do Cónego Ferreira dos Santos que, por motivos de saúde não pode estar presente. Letra e música que ganhou vida no coro de 342 pessoas dos mais variados coros, acompanhados por 4 solistas e uma orquestra de cerca de 50 músicos.

A Igreja de Almada foi começando a encher bem cedo, ficando repleta para, durante uma hora, usufruir desta Cantata que iniciando no Antigo Testamento tem a sua terceira parte centrada na mensagem de Fátima e acima de tudo em Cristo Rei. O amor do Coração de Jesus e o amor ao Coração de Jesus foi acompanhado com grande emoção pela assembleia.

Como muitas pessoas afirmaram foi de facto um momento único pela Beleza de Deus. No início, o pároco de Almada deu as boas vindas a todos e o Maestro Eugénio explicou a exigência deste trabalho. D.Carlos Azevedo introduziu a peça musical antes de se iniciar.

No fim o reitor do Santuário de Cristo Rei partilhou a perseverança que teve de ter para não desistir deste projecto já previsto para os 50 anos do santuário e que se concretizava agora nos 60 anos. Agradecendo a todas as pessoas envolvidas, desde a grande logística na paróquia, ao trabalho de comunhão dos vários coros na pessoa dos seus maestros, bem como aos autores da letra e música.

Ofereceu, ainda, réplicas da imagem de Cristo Rei às várias pessoas envolvidas, bem como a D. Carlos Azevedo e a D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, oferecendo também à paróquia de Almada, como sinal de comunhão na comemoração dos aniversários e na boa relação e de proximidade que ao longo destas seis décadas o santuário e a paróquia foram tendo, uma réplica grande do monumento.

O Bispo de Setúbal encerrou a noite com uma referência à beleza da música, bem como reconhecendo o grande e excelente trabalho de todos os envolvidos neste projecto.

Dia 3 de Novembro será na Gulbenkian e igualmente sem custos de entrada. Para quem teve pena de ter perdido este momento ou nele quiser participar de novo fica aqui a informação de um lugar bem perto de nós. Almada, cidade de Cristo Rei continua a cantar ” Viva Cristo Rei”.

Texto: Paróquia de Almada
Fotos: Isaurinda Pires