“Sonhem, juntos, esta Igreja” foi o convite do Bispo de Setúbal no encerramento das visitas pastorais à Vigararia de Almada

20190526-Encerramento-Vicarial-Visitas-Juventude-Almada (14)

Foi no passado domingo, dia 26 de Maio, que, com a realização da terceira edição dos encontros “Partilha-te +”, se encerrou a visita pastoral do Bispo de Setúbal às paróquias da Vigararia de Almada. O tema foi, desta vez, “Os Jovens e a Fé”, numa tarde de partilha que decorreu na paróquia da Cova da Piedade.

Ao início da tarde teve lugar o primeiro Conselho da Juventude da Vigararia de Almada. Os jovens representantes das várias paróquias, que tinham sido nomeados durante os respectivos conselhos paroquiais, puderam, em primeiro lugar, ficar a conhecer-se e foram desafiados a partilhar um sonho para a Igreja e para a Vigararia.

Depois de uma breve introdução ao que se pretende com o Conselho Vicarial e a sua interligação com os conselhos paroquiais da juventude e, posteriormente, com o Conselho Diocesano da Juventude, os jovens formaram pequenos grupos de trabalho. Aí puderam partilhar experiências e realidades locais e propor iniciativas e linhas de acção para a pastoral juvenil vicarial, que serão colocadas em marcha no próximo ano pastoral, algumas já com vista à preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022.

“E este rosto do Jesus, sempre jovem, o que nos diz?”

A tarde seguiu com um momento de formação e partilha, pela voz e testemunho do Rui Teixeira, jovem da nossa diocese e dirigente do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, que participou na reunião pré-sinodal no Vaticano, com o Papa Francisco, enquanto representante da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE).

Rui Teixeira partilhou com os presentes as suas experiências e testemunho acerca da relação dos Jovens com a Fé. Levantando várias questões sobre as diferentes realidades juvenis na vivência da fé, como por exemplo: “Que jovens e que fé hoje em dia? Quem e como foram os jovens do tempo de Jesus? E este rosto do Jesus, sempre jovem, o que nos diz?”.

A partir da frase do Papa Francisco – “Queridos jovens, não sois o futuro, mas o agora de Deus”, o jovem convidado partilhou sobre o que é este “agora de Deus” – o ambiente digital, as crises humanitárias de migrantes e abusos, as diferentes juventudes, as crises, feridas e buscas que são transversais a todos.

Ressaltou, também, que existe um grande Anúncio para todos os jovens – são amados por Deus, Jesus salva-os, Ele vive e dá a vida!. Estes jovens não poderão, nunca, ser desligados das suas raízes porque, sem idosos não haverá jovens, daí ser essencial promover as relações intergeracionais.

Em conclusão, foram abordadas as áreas de ação pastoral específicas – a pastoral dos jovens, a vocação e o discernimento – palavras essenciais e fortemente referidas pelo Papa Francisco no processo do Sínodo e na consequente Exortação Apostólica, Cristo Vive.

“Sonhem, juntos, esta Igreja”

Para encerrar este dia em verdadeira festa, o Bispo diocesano, D. José Ornelas, presidiu à celebração da Eucaristia, na qual esteve, também, parte do Clero da Vigararia.

D. José Ornelas, agradeceu à vigararia o acolhimento nas últimas semanas e disse aos jovens: “A Igreja precisa de vocês. Precisa que criem e sonhem esta Igreja e percorram, com ela, caminhos novos, e isso só será possível se o fizerem juntos. Sejam gente empenhada, sejam Igreja em saída, em busca de novas linguagens para a evangelização de outros jovens”.

No momento do ofertório, os jovens das várias paróquias recordaram e deram graças, de forma especial, pelos momentos destas visitas nas suas comunidades e partilharam também, com os presentes, as principais conclusões do Conselho Vicarial que tinha decorrido ao início da tarde.

Encerrou-se, assim, o primeiro ano pastoral de visitas do Bispo de Setúbal, especialmente dirigidas às realidades juvenis nas paróquias e comunidades.

A equipa coordenadora do Departamento da Juventude gostaria de dirigir uma especial palavra de agradecimento a todos os envolvidos nestas visitas ao longo dos últimos meses – párocos, jovens, animadores, comunidades paroquiais, convidados dos workshops e formações e todos aqueles que, das mais variadas formas, contribuíram para que as visitas e dinâmicas propostas fossem uma realidade.

Damos Graças a Deus pelos momentos vividos e pedimos pelos bons frutos dos mesmos. Que possam ser trilhados novos caminhos, em comunidade, em verdadeira Partilha!

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

29 de Maio de 2019