Comunicado: Conclusão de investigação por suspeita da prática do crime de abuso sexual de menores no Centro Paroquial de Bem Estar Social de Cacilhas

A Diocese de Setúbal tomou conhecimento, ontem, dia 30 de maio, da conclusão de uma investigação da Polícia Judiciária sobre suspeita da prática de crime de natureza sexual, que teria acontecido numa creche de um Centro Paroquial, cujos “factos tiveram lugar no concelho de Almada”.

O comunicado da Polícia Judiciária, publicado online, informa que “a investigação efetuada permitiu concluir, de forma absolutamente inequívoca, tratar-se de uma suspeita infundada, não se verificando a prática de qualquer crime”.

Nesta ocasião, a Diocese de Setúbal congratula-se com o público reconhecimento de que nada de anormal ocorreu no Centro Paroquial de Cacilhas. Reafirma, também, a sua confiança, nos funcionários, na direção e nomeadamente no presidente daquela instituição e pároco de Cacilhas, aos quais agradece toda a dedicação e a implementação de medidas que garantem a segurança e a proteção das crianças e demais utentes, bem como a colaboração com todas as autoridades envolvidas no apuramento da verdade.

A Diocese de Setúbal continua a afirmar o seu total compromisso para com a segurança de menores, assim como a sua total intransigência perante qualquer situação que a ponha em causa. Neste compromisso insere-se, nomeadamente, a formação em curso de uma “Comissão diocesana para Acompanhamento e Proteção de Menores e Pessoas Fragilizadas”.

31 de Maio de 2019