Bênção dos Finalistas – IPS 2019: “Os dons recebidos são para multiplicar e partilhar”

20190526-Bencao-Pastas-IPS (8)

A bênção dos finalistas do Instituto Politécnico de Setúbal decorreu, no domingo, dia 26 de maio, no Jardim do Bonfim, em Setúbal. A celebração foi presidida pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas e concelebrada pelo diretor da Pastoral Universitária do polo de Setúbal, Padre Leonel Neves.

“Esta é uma fase importante da vossa vida em que a Igreja rejubila convosco. É uma etapa que suscita esperança, energia e criatividade, mas é também um momento de agradecer o tanto que receberam através de Deus, das vossas famílias, dos vossos professores e colegas”, disse o Bispo de Setúbal aos alunos finalistas do Instituto Politécnico de Setúbal.

Explicando a parábola dos talentos, leitura do Evangelho escolhida para a celebração eucarística, D. José Ornelas pediu aos jovens para serem criativos na multiplicação dos seus dons, a serviço do bem comum e de um mundo mais justo e fraterno.

“Todos recebemos dons – disse o Bispo diocesano – e os dons são para multiplicar e partilhar. Tenham uma carreira profissional de que se orgulham e desempenhem-na com alegria, competência, coração e paixão. Deus conta convosco para, juntos, construírem um mundo mais fraterno, mais digno e mais capaz”.

“Ao deixarem o Instituto Politécnico de Setúbal e esta cidade que vos acolheu, sejam gente que vive para o mundo. O Pai do Céu acompanhou este vosso percurso ao longo dos últimos anos. Agora, ao partir, não deixem de olhar lá para o Alto. Que Deus vos dê a força, alegria e sabedoria, para este mundo que vai precisar da vossa competência na procura de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais em paz”, finalizou o Bispo de Setúbal.

O presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, deixou, no final uma palavra de felicidade e gratidão a todos os alunos finalistas, às suas famílias e aos professores, acrescentando que a formação superior é, ainda, uma minoria

“É importante não esquecer que vocês ainda são uma minoria, cerca de vinte e cinco a trinta por cento – disse Pedro Dominguinhos – por isso, têm uma responsabilidade acrescida para fazer do país e do mundo, algo melhor, como dizia o Senhor Bispo. Que na vossa vida profissional, e enquanto cidadãos sejam capazes de construir um mundo melhor no serviço a quem mais precisa.”

Presente na celebração esteve, também, a vereadora da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, que deixou, em nome do Executivo Municipal, o agradecimento aos alunos e professores, por “trazerem vida e cor à cidade”.

AS

04 de Junho de 2019