Corpo de Deus: “A presença de Jesus na Eucaristia sacode-nos da indiferença perante o sofrimento de tantos”

20190620-Corpo-Deus (57)

Realizou-se, na tarde de ontem, dia 20 de junho, na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, a Procissão do Corpo de Deus pelas ruas de Setúbal. Neste momento de comunhão da Diocese e testemunho público de fé, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, lembrou que a presença de Jesus na Eucaristia, no meio da cidade, desinstala e conduz os fiéis até perto daqueles que precisam de ajuda.

“A presença de Jesus na Eucaristia retira-nos do sofá cómodo, do nosso conforto egoísta, sacode-nos da indiferença perante o sofrimento de tantos milhões de desesperados deixados à beira dos caminhos do pseudoprogresso, torna-nos próximos dos abandonados e isolados na sua miséria, acolhedores dos que chegam de longe e pensam diferente”, afirmou o Pastor da Diocese na alocução final da procissão, junto à Igreja de São Julião.

E afirmou, ainda: “O Senhor que nos congrega e alimenta compromete-nos a saciar todas as fomes, a resgatar de qualquer analfabetismo, a levantar de todas as misérias, a apaziguar os conflitos, a lutar pela justiça e a paz”.

Aprender o segredo da Eucaristia

Peregrinando a pé desde a Sé até à Igreja de São Julião, na Praça do Bocage, junto da Câmara Municipal de Setúbal, muitas foram as pessoas que acompanharam o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Numa particular palavra dirigida aos jovens, a caminho da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022, o Bispo de Setúbal pediu que aprendessem o segredo da Eucaristia.

“Aprendam, caros jovens, este grande segredo da Eucaristia, da partilha do pão e da vida, do dom de si, da atitude ativa e fraterna, para a transformação da nossa Igreja e da nossa sociedade. Não se deixem vencer! Não deixem de sonhar, mas deem atitude e vida aos vossos sonhos”, referiu o Prelado.

Recordando a passagem evangélica dos discípulos de Emaús, que “frustrados, desanimados, resignados, tristes” reconhecem Jesus ao partir do Pão, D. José Ornelas lembrou que, aí, “desapareceu a fadiga, o sono, a tristeza, a apatia, o medo” e começou “o caminho de Igreja, de um mundo diferente”.

“Caros jovens e vós todos que peregrinastes esta tarde com o Mestre morto e ressuscitado – disse D. José Ornelas – que Ele vos ajude a todos a reconhecer a sua presença que nos faz despertar e reconhecer a sua força regeneradora e comprometedora que nos leva a aceitar com alegria o pão que Ele partilha connosco, para que possamos partilhá-lo também nós com aqueles a quem Ele nos envia”.

Ser Ministro Extraordinário da Comunhão: “Uma atitude de vida”

De manhã, D. José Ornelas presidiu à Eucaristia na Sé de Setúbal e instituiu cerca de trinta novos Ministros Extraordinários da Comunhão e alertou-os que este serviço agora confiado “não é apenas uma tarefa ocasional, quando se leva a comunhão”, mas “uma atitude de vida, um modo de estar na comunidade cristã e de participar na sua missão”.

Para além de serem chamados a escutar e aderir ao convite de Jesus para participar na refeição que Ele prepara, “têm de deixar-se transformar por Ele, para poderem levá-lO aos outros”. De acordo com o Bispo diocesano, “este é o primeiro passo de quem está ao serviço de Jesus Eucaristia. Estar unido a Ele, na sua Igreja”.

Só assim poderão distribuir o Pão dado por Jesus à comunidade, levá-lO aos que não podem ir à Eucaristia, e serem elos de ligação com a comunidade. “Não se trata só de levar o pão consagrado. Trata-se de levar Cristo como Ele gosta de ir, com atenção, com o carinho de Deus. Para os que vão comungar e para todos os outros. Isso deve modelar a vossa vida, o vosso modo de viver e anunciar, como um tornar presente Cristo para cada pessoa que precisa, que sofre, que caiu e errou, que ainda não descobriu”, disse o Bispo.

AS

21 de Junho de 2019