Jornada de Adolescentes: “Deixa-te guiar pelo Espírito de Deus, por esse GPS que tens no coração”

20190601-Jornada-Adolescentes-04

No início do mês de junho realizou-se, na vigararia da Caparica, na Paróquia de Vale de Figueira, a Jornada Diocesana dos Adolescentes. Depois de um dia dedicado a descobrir o trilho de Jesus, à descoberta da sua própria vocação, nas diferentes atividades programadas pelo Secretariado Diocesano da Catequese, os adolescentes encerraram o dia com a Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

Na ocasião, o Bispo diocesano afirmou que o Espírito de Deus é GPS do coração que guia cada um, muito além dos próprios sonhos: “Vocês têm um guia que é o GPS do vosso coração. E talvez se perguntem, muitas vezes, quais são os vossos sonhos e o que querem para a vossa vida… Pois bem, Deus antecipa-se a recalcular o nosso coração. Há outros sonhos, outros trilhos, outros caminhos, muito além daquilo que são os nossos sonhos”.

Para descobrir os sonhos de Deus, D. José Ornelas disse aos mais adolescentes que é necessário uma escuta atenta e permanente, como Maria: “O GPS é espírito de Deus que nos guia. Mas, para isso, é preciso fazer como Maria, mãe de Jesus, e constantemente escutar o coração. Maria, tantas vezes não entendia o que se passava, mas guardava tudo no coração”.

“Quando sonharem a vossa vida – disse ainda o Bispo – sonhem para dizer que, depois de todas as crises e dores, bem o Amor, vem a vida que não acaba. Pergunta-te: ‘O que sonhas? Qual o teu destino? A tua meta? Onde queres chegar?’ e deixa-te guiar pelo Espírito de Deus, por esse GPS que tens no coração, como fez Maria”.

Catarina Costa, da 7.º volume, da Paróquia de Amora, deixa-nos o seu testemunho de participação neste encontro:

Gostei muito, foi uma boa experiência na qual pudemos conhecer pessoas novas, fazer atividades diferentes das nossas catequeses habituais, e ainda aprendermos mais sobre Deus. Tivemos um excelente dia não só de divertimento e convívio, mas também de reflexão e aprendizagem. Todos os jogos eram divertidos e ao mesmo tempo aprendíamos algo novo.

Gostei de todos os jogos e atividades no geral, mas o que mais gostei foi o jogo de Cabo Verde, em que fizemos reflexões sobre coisas que já tínhamos visto; atitudes que fizéssemos que nos surpreenderam; coisas que nunca abdicamos de fazer; atitudes negativas que já tiveram para connosco, comportamentos que já tivemos, tanto pela positiva como pela negativa. Todas estas questões ajudaram a pensar nas nossas atitudes, não só connosco mesmos mas também com os outros. Ajudou para refletirmos um pouco e realmente refleti bastante depois dessa atividade.

A minha equipa era bastante simpática, ajudamos-nos uns aos outros nos jogos, com bastante trabalho de equipa e fiz novas amizades. Gostei do concurso que fizemos com as fotos do Instagram e todas as equipas tinham fotos bastante criativas. Gostei muito do dia. Foi a 1a vez que participei neste género de atividade e gostaria mesmo de repetir.”

“Jesus, dá-nos força para seguir esta viagem”

Ao terminar a Jornada Diocesana dos Adolescentes, o diretor do Secretariado da Catequese, Padre Rui Gouveia, deixou, no Instagram, uma mensagem aos catequistas. Leia, em seguida.

Caros catequistas da Vigararia da Caparica, Externato Frei Luís e seminaristas:

Ao final deste dia da #JornadadeAdolescentes 2019 que preparamos, vou descansar com sentimentos de gratidão.

Vem à memória o logótipo que escolhemos: o coração, a cruz e as chamas. O coração porque muitas emoções foram vividas pelos nossos adolescentes, pelos outros catequistas e por nós próprios graças à Fé em Jesus, que nos levou até aos cinco continentes para o anunciar. A cruz porque há uma certeza interior de que hoje cumprimos a nossa missão como Corpo de Cristo, sua Igreja, antecipando a ressurreição, não obstante os trabalhos, ansiedades, dificuldades e sacrifícios. As chamas porque nos lembra que tudo o que fizemos foi por força e ação do divino Espírito Santo que nos habita, fortalece e inspira, sendo a maior prova desse facto a alegria estampada nos rostos dos protagonistas do dia.

O nosso logótipo, que é uma estrutura toda em movimento e em construção, lembra-nos ainda que a nossa viagem já tem história, mas exige uma continuidade no seguimento, por isso, rezo: “Jesus, dá-nos força para seguir esta viagem e que os nossos adolescentes Te continuem a descobrir e, na fé da Igreja, sigam sempre o grande Trilho que traçaste para cada um deles!”

Queridos catequistas, Deus é bom e hoje sou testemunha dos seus benefícios através de cada um de vós. Por vós, como me sinto confirmado na minha vocação! Bem hajam! Descansemos porque amanhã é outro dia e a nossa grande viagem de anúncio do Evangelho continua… sigamos o Seu Trilho!

Em comunhão, por Jesus, @padreruigouveia

AS