São Sebastião: Paróquia organiza novo encontro na Casa Episcopal

20180928-Fados-Sao-Sebastiao-Casa-Episcopal-14

Os Amigos da Paróquia de S. Sebastião, na linha de acções que visam a angariação de fundos, com vista à recuperação arquitectónica, artística e iconográfica da Igreja, vão agora realizar o 2º dos Encontros de S. Sebastião – Duo Noite de Verão, no dia 6 de Julho pelas 21h30 nos Claustros da Casa Episcopal.

A 1ª parte terá a actuação de Duo Encore (clarinete Fernando Pernas e guitarra José Micael) e a 2ª parte será com Passione (João Mendonza, tenor, e piano, Carlos Xavier), grupo este que actuou para o Papa, em Fátima e depois no Vaticano e que nos trará surpresas neste espectáculo.

Como surgiu o grupo “Amigos da Paróquia de S. Sebastião”?

A Igreja de S. Sebastião, datada 14 de Março de 1553, rica em património, sempre foi em paralelo rica em comunidade activa e diversificada e, como tal, tem tido ao longo do tempo um papel importante na cidade de Setúbal. Tinha havido há cerca de trinta anos a reconstrução e restauro de algumas partes da Igreja, nomeadamente do órgão de tubos, mas a falta de manutenção nos últimos anos e o envelhecimento da comunidade, levou a uma degradação da Igreja a vários níveis.

Assim, com um novo fôlego do P. Casimiro Simão Henriques e um grupo de paroquianos que venceram o inconformismo, resolveram criar o Grupo dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, empenhados na angariação de fundos, com vista à recuperação arquitectónica, artística e iconográfica da Igreja.

Desde aí, se começaram a desenvolver e a pensar ações, nomeadamente Festival de Sopas, o Sop`Arte, espectáculos de fado, o programa “Torne-se Amigo da Paróquia” e “Seja Mecenas”, almoços e espectáculos comunitários, o dia de S. Sebastião, lançamento de vinhos de S. Sebastião, com a parceria de Ermelinda de Freitas e em Setembro do ano passado o 1º dos Encontros de S. Sebastião “Arte, Fado e Poesia” nos claustros da Casa Episcopal, gentilmente cedida e aberta ao público pela primeira vez por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, num âmbito de grande abertura da Igreja à população em geral e que teve uma grande adesão da comunidade, reunindo cerca de 200 pessoas.

Os fundos até aqui angariados com o apoio de paroquianos, mecenas e muitos setubalenses permitiram avançar para obras cruciais de estrutura, como foi o caso do arranjo do telhado que tinha levado a infiltrações várias na sacristia, bem como a recuperação de painéis de azulejos, nova iluminação e alguma recuperação iconográfica, em especial S. Sebastião e o seu novo altar.

Nesta linha de acções, vamos agora realizar o 2º dos Encontros de S. Sebastião- Duo Noite de Verão, no dia 6 de Julho pelas 21h30 nos Claustros da Casa Episcopal.

Isabel Melo, P`los Amigos da Paróquia de S. Sebastião, Setúbal

23 de Junho de 2019