Sobreda: “E Deus criou o Mundo” – Primeira parte do programa gravado a 25 de junho

20190625-Sobreda-E-Deus-criou-o-Mundo-01

No passado dia 25 de junho, a Paróquia da Sobreda recebeu o programa de rádio da Antena 1, “E Deus criou o Mundo”, dedicado ao tema “A Lei de Talião”.  Oiça, em seguida, a primeira parte deste programa que foi transmitido ontem à noite.

Abaixo, pode ler o texto publicado pela Paróquia da Sobreda na sua página de Facebook.

Sobre “E Deus criou o Mundo” gravado a 25 de junho de 2019

O processo para colocar à volta de uma mesa um judeu, um árabe e um cristão, para falarem de forma tolerante, exigente e comprometida com as suas convicções religiosas, quiçá não tenha sido tarefa fácil, mas tem resultado num programa de referência para um desejado diálogo inter-religioso.

Esta ideia desafiante nasceu de Carlos Quevedo, um argentino de formação em sociologia, com interesses no teatro, jornalismo e na literatura, radicado em Portugal desde 1978, que encontrou na Antena 1, nos últimos 4 anos (desde março de 2015), casa de acolhimento para este projeto único na Europa: “E Deus criou o mundo…”

Esta mesa é moderada também por um homem esclarecido – Henrique Mota, de formação em direito, jornalista e professor. E os homens que defendem as suas convicções religiosas também são excepcionais:

• Khalid Jamal, formado em direito, Dirigente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Diretor do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação, empresário.
  • Isaac Assor, Dirigente da Comunidade Judaica Portuguesa, empresário.
  • Pedro Gil, formado em direito, consultor de comunicação.

Na noite de 25 de junho a Igreja da Sobreda abriu portas para acolher este interessante programa, a que ocorreu uma numerosa audiência, para assistir a um interesse programa subordinado ao tema a Implicação da Lei de Talião (“olho por olho, dente por dente”) nos textos sagrados e nas práticas religiosas. Foi enriquecedor assistir à emissão de opiniões muito estruturadas e enraizadas num prática religiosa diferenciada, mas com convergências muito significativas.

No final, a abertura dos membros da mesa a questões da audiência foi uma oportunidade para esses assinalarem as diferenças entre si, mas sempre numa base de respeito mútuo que se releva.

Para exemplificar esta atmosfera, terminamos com uma citação de Khalid Jamal num apontamento ao semanário Sol a propósito da visita do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos, em Fevereiro do corrente ano: “Que Deus semeie no coração de católicos (, judeus) e muçulmanos a semente da paz, do amor e da união”.

Paróquia da Sobreda

03 de Julho de 2019