comprehensive-camels

Crismas em Azeitão: “Prontos para a missão de evangelizar … e ser ‘o mais’ de que o mundo precisa”

20190629-Crismas-Azeitao-01

As Paróquias de Azeitão celebraram, no passado dia 29 de junho, o sacramento do Crisma de 27 jovens e 6 adultos. Leia, em seguida, a notícia deste momento e, mais abaixo, o testemunho dos pais de uma das jovens crismada. 


Os ponteiros do relógio da vida vão dando voltas, marcando implacavelmente o compasso da caminhada!… Eram 16h00 do dia 29 de junho de 2019, dia de S. Pedro e S. Paulo, quando as badaladas na torre da Igreja de S. Simão de Azeitão, anunciaram mais uma reunião da família dos cristãos das Paróquias.

O anfitrião, era o mesmo de sempre, Jesus Cristo, único e verdadeiro Deus, que se fez homem no meio de nós! De muitos lados chegavam as famílias que acompanhavam, de coração cheio de gratidão, os seus filhos para receberem o sacramento do Santo Crisma!

E o número de fiéis foi aumentando, primeiro em atitude de acolhimento, no adro da Igreja, esperando os seus pastores, depois, acomodando-se em silêncio no interior.

Nos bancos da frente alinhavam-se, num decoro exemplar, 27 jovens e 6 adultos de Azeitão e duas crismandas de Sesimbra (paróquia de Sesimbra e paróquia da Corredoura), prontos para receberem o Espírito Santo. No presbitério, a graça da presença do nosso bispo, Exª. Revª. D. José Ornelas e de sua Exª Revª D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, acompanhados pelo pároco Pe. Luís Ferreira, pelo vigário paroquia, o Pe. Ivan Petliak, o diácono Jonas e alguns seminaristas do Seminário de Almada e pré-seminaristas.

Toda a assembleia orante entoou o salmo, pedindo a Deus o Espírito Santo; “Mandai Senhor o vosso Espírito e renovai a terra” e os jovens foram desafiados por D. José Ornelas a caminharem com Cristo, ao serviço dos demais.

O dia era de festa, e os corações engalanaram-se para festejar a conclusão de mais uma etapa e a chegada à adultez cristã… Mas, se por um lado se percebia o fim de uma caminhada, por outro, a consciência de Igreja de quem abre o seu coração ao Espírito Santo, impele ao serviço generoso, à saída de si mesmo e do seu conforto pessoal, ao encontro dos que precisam e estendem a mão ao serviço fraterno. O próprio Jesus iniciou a sua missão pública depois do Espírito Santo descer sobre Ele, sob a forma duma pomba. O mesmo se verificou com os Apóstolos, que partiram em missão pelo mundo, após a descida do Espírito Santo, sob a forma de fogo. Este Espírito de Deus permite ao homem novo compreender o seu lugar na Igreja, ser testemunha do Evangelho e entrar plenamente na missão a que o Pai o chama.

Assim, que estes jovens e adultos se sintam chamados como verdadeiros construtores da Igreja, uma vez que receberam os sete dons do Espírito Santo que os vai animar e guiar nessa missão. Aliás, foi esta disponibilidade que todos afirmaram, prontos para a missão de evangelizar como ‘operários’ na messe do Senhor e ser ‘o mais’ de que o mundo precisa!

E os testemunhos partilhados no final da santa missa, revelaram corações em sintonia com a mensagem de Jesus: ‘Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!’ Tudo falou de amor, missão e gratidão, numa harmonia perfeita entre pais, crismandos, catequistas e pastores. Os pais vibravam de gratidão ao Senhor pela vida de seus filhos, pelos catequistas que os acolheram e orientaram ao longo dos anos, pelo exemplo de vida dos pastores e, claro, por cumprirem aquilo que haviam prometido no dia do seu casamento: receber os filhos, amorosamente das mãos de Deus, e educá-los na fé cristã.

E a partitura da vida escreve-se com notas diferentes, dispostas em lugares diferentes, acidentadas ou não, que no seu conjunto ditam a harmonia da melodia. Nesta pauta, há pausas e suspensões, ritmos diferentes e dinâmicas variadas… Na vida, há chegadas e há partidas, há princípios e há fins, há auroras e há ocasos, há risos e há lágrimas, há luz e há trevas… há encontros e desencontros… em tudo, em todos os momentos, a fé será o dom maior que nos conduz ao Pai pelo caminho da santidade!

E foi neste ambiente de comunhão e de vivências responsáveis de toda a comunidade que a emoção despertou e se apoderou da assembleia.

Agora, que O Senhor a todos ilumine para podermos levar Jesus aos quatro cantos da Terra, mormente às periferias, como nos interpela constantemente o Papa Francisco.

Louvado Seja Deus!

Deolinda Auxtero, Paróquias de Azeitão

“Não há maior gratidão do que quem dá a vida pelos seus amigos, pelas suas ovelhas”

Se tivesse que resumir numa palavra o sentimento que nos assola neste dia … diria … GRATIDÃO.

Gratidão porque é o dia em que tudo faz sentido … em que sentimos que conseguimos trazer as nossas filhas até ao Crisma, o dia em que vemos a nossa filha dizer que acredita nos valores mais profundos, nos valores que nos guiam e que, com a ajuda de Deus e do Espírito Santo guiarão e nortearão a sua vida.

Gratidão a uma comunidade que nos acolheu há perto de 12 anos quando entregámos a nossa filha mais velha ao seus catequistas e que sempre nos ajudou a percorrer este caminho. Para começar, e neste dia em especial, à Inês e à Marta, mas também à Sónia e ao André… que incansavelmente e ao longo destes 10 anos souberem primeiro mantê-los quietos, depois fasciná-los e finalmente desafiá-los a dar este passo fundamental para o seu caminho. Um sentimento de gratidão tremendo por quem dá o seu bem mais precioso, o seu tempo, pelos nossos filhos. Acreditem que não temos como vos retribuir nem metade do que nos deram.

Gratidão pelo exemplo dos que já adultos deram este passo de pedir para serem crismados hoje, exemplo de coragem e renovação desta comunidade que nos mostra que há muitos caminhos para a santidade… e que há quem, uma vez mais este ano, decidiu dar este importante passo nesse caminho e descobriu que nunca é tarde para assumir Deus na sua vida.

À comunidade que nos acolheu e que com os seus variados movimentos nos mostra das mais diversas formas que o serviço é o caminho, e que esse caminho quando inspirado pelo Espírito Santo é transformador e deixa marcas indeléveis na nossa vida. É uma graça cruzarmo-nos com os escuteiros, com as senhoras da casa de trabalho, com o sóciocaritativo, com as equipas de casais, com a organização da peregrinação ou das várias actividades.

É uma graça cruzarmo-nos com quem, na maioria das vezes, não é visível nestes movimentos e dá apenas e tão só… um pouco do que tem, um pouco do que sabe… um pouco do que nos tem para deixar… o exemplo de quem, por muito ou pouco que tenha para dar… não pede, não exige nada em troca do seu testemunho… do seu exemplo.

E por falar de exemplo… do nosso prior, saudando todos os concelebrantes desta celebração, mas perdoem … uma palavra muito especial para quem nos foi puxando, desafiando e tirando da zona de conforto… em nome de Deus. Quem nos ensinou ao longo destes anos que ser cristão é ser feliz… e quem vezes sem conta, com a sua forma especial, com o seu humor nos sabe levar, com a sua entrega nos faz sentir que quando desafiados não temos como dizer que não, e que com o seu exemplo nos ensinou, ao longo destes anos, que o importante não é quem está no púlpito mas a mensagem de amor que Jesus nos traz.

E volto à palavra que nos caracteriza o sentimento deste dia … Gratidão. Porque não há maior gratidão do que quem dá a vida pelos seus amigos, pelas suas ovelhas… e não há maior sentimento que possa ter que não seja gratidão por quem nos ensinou e nos mostrou que sermos cristãos é termos essa mesma gratidão. OBRIGADO”

Gonçalo e Rita Costa Andrade, Paróquias de Azeitão

Partilhe nas redes sociais!
08 de Julho de 2019