Plenário do Clero: “A Pastoral dos Jovens pode ajudar-nos a criar uma Igreja sinodal”

20190625-Plenario-Clero-02

No final do passado mês de junho, dia 25, o Clero da Diocese de Setúbal encontrou-se no Seminário de Almada para a reunião plenária de final de ano pastoral. Na ocasião, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas fez uma breve avaliação do ano que passou, dedicado à Pastoral da Juventude, e apontou os desafios para o próximo ano.

O ano pastoral que agora está a terminar fica marcado pela criação do Departamento da Juventude e por uma ação pastoral orientada para os jovens, com o início das visitas pastorais dedicadas a esta temática. O Bispo de Setúbal referiu que, apesar de algumas paróquias já terem uma “dinâmica juvenil interessante”, tendo constatado isso nas visitas pastorais já realizadas, outras paróquias há que “precisam de trabalhar mais nesta área”.

“Temos que estar conscientes disso – assinalou o Bispo diocesano – a Pastoral dos Jovens pode ajudar-nos a criar uma Igreja sinodal. Indo ao encontro deles, podemos encontrar novas respostas e colaborações muito válidas. De facto, nas nossas paróquias, esta realidade tem que ser objeto de uma atenção especial”.

Admitindo que há ainda “muito a fazer neste acompanhamento da realidade juvenil”, D. José Ornelas apontou como desafio a preparação para a Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2022. “Mesmo aqui ao lado de Lisboa, a Diocese de Setúbal estará na linha frente – disse o Prelado – vai ser formado um Comité Organizador Diocesano, que trabalhará com o Comité Organizador Local, e todos temos que estar implicados”.

Neste âmbito, D. José Ornelas anunciou que o biénio 2018-2020, dedicado à juventude, passará para um triénio, concluindo assim, em 2021, as visitas pastorais orientadas para os jovens. Depois das vigararias de Palmela-Sesimbra, Caparica e Almada, as vigararias a ser visitadas pelo Bispo diocesano no próximo ano pastoral serão Barreiro-Moita e Montijo. Setúbal e Seixal serão visitadas pelo Prelado no ano 2020-2021.

Departamento Sóciocaritativo: um caminho em curso para coordenar a ação social das paróquias

Na sua intervenção ao início da manhã, D. José Ornelas referiu-se à recente criação do Departamento Sóciocaritativo: “A equipa está a iniciar um trabalho de busca e compreensão da realidade diocesana. É um caminho que procuraremos fazer para melhor assessorar esta área da nossa diocese, analisando e buscando soluções, e coordenando a ação social das paróquias”.

O Bispo diocesano referiu-se também ao estudo, em curso, do novo Estatuto de Adminsitração Diocesana; à formação de um novo grupo candidato ao Diaconado Permanente; e à elaboração dos estatutos da Fundação Dom Manuel Martins, que estão em fase de conclusão.

Finalmente, D. José Ornelas apontou, como necessidade, a estruturação do catecumenato diocesano: “Receber os catecúmenos para os Escrutínios, na Sé, é um sinal da vitalidade missionária da Igreja. Este é um trabalho de missão e a nossa diocese tem que ser uma diocese missionária. É essencial formar pessoas que tenham cariz para o Primeiro Anúncio”.

Novo grupo de candidatos ao Diaconado Permanente inicia em janeiro de 2020

Após a intervenção do Bispo diocesano, o período final da manhã foi ocupado com a apresentação, por parte do Vigário Geral, Padre José Lobato, do novo projeto de Estatutos de Administração Diocesana.

Já o Vigário Pastoral, Padre Luís Ferreira, apresentou o calendário pastoral do próximo ano e uma proposta de reorganização dos Departamentos de Ação Pastoral, onde se pretende uma colaboração entre as diferentes estruturas diocesanas.

Da parte da tarde, o Padre Rui Gouveia, reitor do Seminário de Almada e responsável pela Comissão de Estudo para o Diaconado Permanente, apontou que, em janeiro de 2020 deverá iniciar-se a formação de um novo grupo de candidatos.

Finalmente, o Padre Carlos Silva, vice-reitor do Seminário de Almada, avançou com uma breve apresentação daquilo que se pretende para a formação de adultos após a reestruturação da Escola da Fé. O “Pensamento Social Cristão”, bem como “O mundo da Bíblia”, com a duração de um semestre cada um, deverão ser os primeiros módulos avançar.

AS

10 de Julho de 2019