Renovamento Carismático: “Cristãos renovados e ativos, prontos a contribuir para uma Igreja renovada e em missão”

20190624-RCC-Retiro-01

O Renovamento Carismático Católico (RCC) da Diocese de Setúbal realizou o seu Retiro Espiritual para a Efusão do Espírito Santo, no fim de semana de Pentecostes, nos dias 15 e 16 de junho, na casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela.

Este retiro faz parte de uma caminhada de oito semanas, nos denominados “Seminários de Vida Nova no Espírito”, que ocorrem anualmente em todos os Grupos de Oração do RCC da Diocese, e dirige-se àqueles que, pela primeira vez, vão fazer esta experiência da Efusão do Espírito Santo, para que, ao se manifestar neles o Dom do Espírito Santo que já receberam no Batismo, se tornem cristãos renovados e ativos e assim possam contribuir para uma Igreja renovada e em missão, preparada para abraçar os desafios de hoje. Foram 49 os irmãos que este ano de 2019 receberam a Efusão do Espírito Santo.

“Ajudar os outros para que neles se manifeste o Espírito Santo para o serviço à comunidade”

Como tem sido hábito, o Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, fez-nos uma visita que muito nos honrou e alegou. Na sua alocução, enfatizou os pontos essenciais deste retiro, realçando a importância do Dom do Espírito Santo, que nos enxerta em Cristo, que transforma a nosso ser e que é o motor da Igreja. Dirigindo-se a todos os responsáveis e àqueles que presidem na Igreja, disse que o seu papel deve ser o de ajudar os outros para que neles se manifeste o Espírito Santo para o serviço à comunidade. Na verdade, esse é também, na sua essência, o objetivo primordial deste Retiro da Efusão no Espírito Santo!

Disse ainda que a Igreja precisa destes cristãos renovados pelo Espírito Santo e que precisamos de jovens, com a criatividade e os dons necessários para o mundo atual. O Espírito Santo é um espírito que nos leva à comunhão com Deus, que suscita a unidade e o amor entre todos os membros da Igreja, mas que não nos quer fechados nos nossos grupos. Pelo contrário, o espírito missionário que recebemos leva-nos a sair em missão pois temos de testemunhar o Amor de Deus aos outros.

“Uma corrente de Graça suscitada pelo Espírito Santo no seio dos leigos”

Na realidade, e como tem sido referido pelo Papa Francisco, o Renovamento Carismático não é um movimento da Igreja, embora em termos orgânicos tenha de funcionar dessa forma, mas uma corrente de Graça suscitada pelo Espírito Santo no seio dos leigos e que se destina à renovação de toda a Igreja, para o tempo presente. Os irmãos do Renovamento Carismático, especialmente fortalecidos por esta graça da Efusão do Espírito Santo, devem assim abrir-se ao serviço, comunhão e cooperação com o seu Pároco e com os outros grupos da sua paróquia, uma vez que, como nos disse o Senhor Bispo, o Espírito Santo é um espírito de unidade e comunhão. Lembro aqui uma frase exemplar de um Pároco nesta Diocese, proferida este ano: “O grupo de oração do Renovamento Carismático é o pulmão desta paróquia!”.

No decurso deste retiro houve momentos de proclamação da Palavra, de ensinamento, de silêncio, de reflexão, de adoração e de testemunho que proporcionaram um verdadeiro encontro com Deus vivo a todos os participantes. No momento mais solene do retiro, na noite de sábado da vigília do Pentecostes em que se orou pela Efusão do Espírito Santo em cada um dos participantes, estiveram presentes um Diácono e quatro Presbíteros, entre os quais o atual Conselheiro Espiritual do Renovamento Carismático Católico da Diocese de Setúbal, Rev.º Padre Sílvio Couto. Este presidiu à celebração da Santa Eucaristia na tarde de Sábado e também na tarde de Domingo, Eucaristia esta que encerrou o retiro e que contou com a presença de muitos outros irmãos que quiseram vir acolher e testemunhar a alegria, a paz e o amor destes irmãos renovados pelo Dom do Espírito Santo.

Francisco Cercas, responsável pelo Renovamento Carismático Católico na Diocese de Setúbal

Renovamento Carismático: D. José Ornelas nomeou nova Equipa de Serviço Diocesana

12 de Julho de 2019