São Sebastião: Noite cultural encheu os claustros da Casa Episcopal

20190712-S-Sebastiao-C-Episcopal-01

Os Amigos da Paróquia de S. Sebastião (APSSS) na linha de acções que visam a angariação de fundos, com vista à recuperação arquitectónica, artística e iconográfica da Igreja de S. Sebastião, realizaram o 2º dos Encontros de S. Sebastião – Duo Noite de Verão, no dia 6 de Julho pelas 21h30 nos Claustros da Casa Episcopal.

A 1ª parte teve a actuação de Duo Encore (Fernando Pernas no clarinete e José Micael na guitarra) e a 2ª parte teve o grupo Passione (João Mendonza, tenor, e Carlos Xavier ao piano, Joana no violino e Gabriela no violoncelo), grupo este que actuou para o Santo Padre, em Fátima e depois foram ao Vaticano, a seu convite. Ambos os grupos tiveram um repertório altamente selecionado, mas diversificado, emocionando as mais de 250 pessoas, nuns claustros completamente esgotados. Também a isto não foi alheio um ambiente único de envolvência e intimismo produzido pela magnífica combinação de luz e som, iluminando todos os claustros e ecoando o som por todo o espeço circundante, tudo apoiado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião e pelo seu Presidente, Dr. Nuno Costa, proporcionando uma noite inesquecível a todos os presentes.

Os APSSS deram os primeiros agradecimentos ao Sr. Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, pela gentil cedência do magnífico espaço da Casa Episcopal, que enquanto anfitrião, começou por dar as Boas Vindas. Seguiu-se o Padre Casimiro Henriques, pároco de S. Sebastião, que em seu nome e dos APSSS fez os agradecimentos às várias entidades aí presentes e que de uma forma ou de outra deram o seu apoio, Sr. Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, Vereadora Eugénia Silveira, em nome da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. Nuno Costa, Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Dra Leonor Freitas, aos músicos claro, aos vários mecenas e restantes apoios, caso da Pastelaria Abrantes. Depois agradeceram aos representantes de muitas Associações da cidade e do distrito, Comunicação Social (Rádio Sim, Setubalense, Jornal Setúbal Mais e Jornal Sem Mais) e obviamente a todo o público, como paroquianos, amigos e setubalenses em geral.

Na sequência dos agradecimentos, o Padre Casimiro Henriques e António Melo, em representação dos Amigos da Paróquia, chamaram e agradeceram publicamente à Dra. Leonor Freitas, com a atribuição de uma placa, pelo seu inestimável apoio com o lançamento de vinhos de S. Sebastião, fornecidos pela Casa Ermelinda de Freitas desde o 1º Encontro de S. Sebastião, em Setembro de 2018.

No final da 1º parte com Duo Encore, celebrou-se o 11º aniversário de ordenação do Padre Casimiro Henriques, bem como o aniversário do clarinetista Fernando Pernas, com todo o público a cantar.

Seguiu-se a 2ª parte com Passione e no final fez-se o sorteio dos prémios pelo público, com as magníficas ofertas da Casa Ermelinda Freitas.

Culminou com este evento as inúmeras acções que ao longo de todo o ano foram sendo realizadas pelos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, o que já permitiu realizar  obras cruciais de estrutura, como foi o caso do arranjo do telhado que tinha levado a infiltrações várias na sacristia, bem como a recuperação de painéis de azulejos, nova iluminação e alguma recuperação iconográfica, em especial S. Sebastião e o seu novo altar.

No final, os Amigos agradeceram “a este mar de gente, paroquianos, setubalenses e amigos, pois sem vós não seria possível continuarmos com estas acções a favor das obras de recuperação da nossa linda Igreja de São Sebastião, de interesse municipal. Desde já um Muito Obrigada a todos vós”!

Isabel Melo, P`los Amigos da Paróquia de S. Sebastião, Setúbal

12 de Julho de 2019