Pré-Seminário: “Entender a vocação que Nosso Senhor tem para nós”

20190715-Pre-Seminario-Verao-01

De 07 a 10 de julho, o Pré-Seminário da Diocese de Setúbal realizou o seu encontro de Verão. João Pedro Brighton, da Paróquia de São Paulo (Setúbal), deixa-nos o seu testemunho deste tempo de oração e convívio de final de ano. Conta-nos que a visita ao Bairro do 2.º Torrão, na Trafaria, foi o momento mais marcante… e diz-nos que “ultrapassou um preconceito” em relação ao Pré-Seminário.

Leia o testemunho em seguida.

No passado dia 10 de julho terminou o último encontro do pré-seminário, correspondeste ao ano letivo de 2018/2019. O encontro iniciou no dia 7 à noite e acabou no dia 10 por voltas 15h. Teve a participação de três seminaristas (Cláudio, Telmo e Diogo), do Padre Rui Gouveia e de aproximadamente 30 pré-seminaristas.

Nos três dias tivemos algumas atividades lúdicas, mas também tivemos algumas atividades de catequese e oração. Para além das atividades, houve os nossos momentos de picardia e de algumas partidas. Este encontro foi o meu terceiro, se não estou em erro, e foi o que mais gostei até agora, porque desta vez sentia-me mais à vontade com todos os presentes.

Penso que deste encontro retirarei muitos aspetos positivos dos quais tentarei fazer hábito, se possível, pois, por exemplo, ao rezar as laudes, de manhã, sentia-me mais preparado para o dia longo que teríamos e ao rezar as completas, antes de nos irmos deitar, deixava-me uma maior paz interior nas restastes horas de silêncio.

Para além de ter gostado de todos os aspetos deste encontro, houve uma pequena visita a um bairro que me deixou muito que pensar e refletir sobre o mundo. Esta visita deveu-se à observação da capela que se está a construir no Bairro do 2.º Torrão, na Trafaria, um dos mais pobres bairros de lata do sul do país.

No final, sinto-me mais realizado comigo mesmo, pois ao início tinha algum preconceito com o pré-seminário por pensar que ao entrar era uma via para me fazer entrar no seminário, mas isso está totalmente errado. Estes encontros apenas servem para nós entendermos a vocação que Nosso Senhor tem para nós, e acho muito positivo conseguir ultrapassar este preconceito que tinha criado na minha cabeça e assim aprofundar ainda mais a minha fé.

Por fim, quero deixar um agradecimento a todos os seminaristas e ao padre Rui que nos transportaram para os destinos programados e a todos os que partilhei estes dias.

João Pedro Brighton

15 de Julho de 2019